8.17.2017

Ganhando pontos com os jornalistas para superar a concorrência


Todo mundo sabe que o principal trabalho do assessor de imprensa é conseguir colocar o cliente nos melhores veículos de imprensa. A tarefa não é fácil. Primeiro porque sempre é preciso ter um material de qualidade para oferecer. Segundo que a concorrência é intensa. Pensa como deve ser a caixa de e-mails dos jornalistas e como os telefones nas redações não conseguem descansar.

Ao passar do tempo, você vai estreitando os laços com o profissional que está do outro lado do balcão e isso vai te ajudar quando seu nome aparecer na tela do computador dele. O caminho é longo e árduo para atingir esse grau de confiança, mas algumas ações podem ajudar na missão.

Começo pelo título da ação ou release. A chamada precisa ser concisa e objetiva. Trazer as principais informações para convencer o jornalista já na primeira leitura. Ou pelos menos chamar a atenção dele para ler a íntegra do material.

Em seguida, vem a exclusividade e a qualidade da informação. Oferecer um conteúdo em primeira mão é um sinal de que você confia no jornalista e entende que ele faz um bom trabalho.

Mas é necessário que a notícia seja relevante e esteja bem escrita, com todos os detalhes. O reflexo do bom texto é provocar a percepção no jornalista de que você é um assessor de imprensa sério e que ele pode contar contigo para as pautas.

O terceiro passo é o cuidado na hora de enviar imagens de divulgação do cliente/assessorado. Por isso, é fundamental investir em fotos com boa resolução e que elas sejam profissionais.

Ganhar a confiança dos jornalistas é passo importante para construir uma carreira consistente e garantir resultados expressivos aos clientes. E esse é o grande desafio do assessor de imprensa.

LUCAS Andrade
Assessor de Imprensa na LB Comunica
Lucas veio de Londrina, tem um blog de viagens e já leu mais de seis vezes
o livro "A Sangue Frio".

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