8.08.2017

O vírus que pode destruir a humanidade

Calma leitor! Se você clicou neste texto curioso para saber que vírus é esse que pode destruir a humanidade, já explico de que forma esse tipo de ato é considerado pelo “Fórum Econômico Mundial” (World Economic Forum) uma das maiores ameaças atuais à civilização moderna, na mesma categoria que o terrorismo.

Nós, seres humanos, estamos o tempo todo tentando encontrar explicações para as coisas ou situações que acontecem em nosso mundo. Entretanto, existem pessoas que pegam situações sem uma causa aparente e uma solução clara e criam um boato. Eis que temos um grande problema: a Teoria da conspiração.

As teorias da conspiração podem ser compreendidas como uma tentativa de explicar algo que, até então, não tem explicação. Normalmente, fazem referências a momentos históricos, importantes da humanidade ou eventos contemporâneos que estariam interligados aos interesses de conspiradores poderosos e maquiavélicos, comandadas por "sociedades secretas", por exemplo.

Esses boatos quase nunca têm uma explicação com provas ou informações mais concretas, entretanto, dão o poder pra quem cria e espalha a informação falsa até virar influente e ser chamado de “especialista”. Principalmente quando a pessoa acredita que conhece a fundo o assunto em questão. Vale lembrar um de meus textos anteriores: https://goo.gl/6Vp2Mn.

Mas por que tendemos a acreditar mais em teorias da conspiração do que em fatos reais e científicos?

Quanto mais rica em detalhes e parecida for a narrativa com uma história, mais facilmente aceitaremos uma explicação, mesmo que seja pouco provável.

O ser humano é viciado em “porquês”, não é à toa que todas as civilizações primitivas contam histórias de como viemos e pra onde vamos, como foi feito com o Sol e a natureza, através de deuses mitológicos e situações improváveis, essas narrativas uniram povos, pois nossa mente não gosta de saber do por quê as coisas acontecem e sempre cria explicações, mesmo que sobrenaturais.

Se não existem explicações, calma! Nós somos perfeitos em criar uma e rapidamente colocar causas e consequências, principalmente quando não controlamos ou não escolhemos aquela situação.

Quando temos uma grande perda, por exemplo, nosso cérebro faz uma otimização, buscando pontos positivos e justificar o que estamos passando. Quando vemos uma causa e uma finalidade, tudo se torna mais fácil, por isso as teorias da conspiração são tão rápidas para achar um culpado maior, como grande organizações secretas. Com isso, dar explicações mais fáceis e diretas pode ser mais eficaz do que fornecer explicações científicas. É muito mais fácil acreditar que um vírus foi criado pelos Illuminatis a fim de manter o controle populacional, do que ler os longos e complexos artigos que provam a origem do mesmo.

E a nossa querida internet é um gigantesco território fértil para a construção dessas teorias, onde qualquer um pode pegar meias verdades, montar e disseminar tais boatos, por isso, esse típico ruído na comunicação é tão perigoso para a humanidade. A prova disso é que o presidente Thabo Mbek acreditou na teoria da conspiração de que o HIV não causa Aids e mais de 300 mil pessoas morreram por HIV, entre 2000 e 2008.

As teorias da conspiração são, geralmente, desacreditadas e ridicularizadas, devido à falta de provas concretas e científicas sobre o assunto em questão, por isso. É altamente recomendado que antes de acreditar em alguma notícia de algum portal duvidoso, você questione, vá atrás e se aprofunde no assunto. Procure provas e fatos a respeito daquilo, antes de compartilhar e acabar polarizando uma mentira. É mais que comprovado  que Teorias da Conspiração geram mais cliques e dinheiro, mas também é fácil quebrá-las.

Não acredite nesse texto também, procure as provas de tudo que foi lhe dito aqui.

THIAGO Jardim
criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...