O termo sustentabilidade significa criar recursos que se mantêm por um determinado período, sem entrar em declínio, guardando as necessidades presentes alimentadas, porém, é importante afirmar que algo pode se sustentar por um determinado tempo, mas não significa que se torna eterno.
Sempre que esse assunto entra em discussão, automaticamente é ligado a natureza, a um mundo ecologicamente sustentável e aos danos que o planeta tem sofrido nos últimos anos. Toda questão ambiental é de extrema importância, porém, é comum cair em esquecimento a amplitude do conceito.
Mas, o que tem a ver sustentabilidade e gestão de marca?
A primeira resposta que nos vem a cabeça é bem simples: com os assuntos “aquecimento global”, “preservação de recursos naturais” e “diminuição de resíduos poluentes”, se tornando cada vez mais populares. Desde o início do século XXI, é natural que muitas marcas criem uma consciência maior sobre ajudar o meio ambiente e adequem seus produtos, processos e serviços para ajudar na causa e, consequentemente, criar uma vantagem competitiva em suas campanhas. Porém, quando falamos de sustentabilidade, podemos nos aprofundar mais um pouco em outros aspectos. Para isso, existem métodos como o tripé de sustentabilidade, que divide o assunto em três categorias:
• Sustentabilidade ambiental
• Sustentabilidade social
• Sustentabilidade econômica
É importante evidenciar que o tripé da sustentabilidade é totalmente correlacionado, ou seja, permite que todas as categorias possam ser aproveitadas de forma coletiva, sem a necessidade de criar campanhas exclusivas para cada uma.
Sustentabilidade ambiental é a mais popular, como descrito acima. Visa a preservação de energia, recursos naturais, etc. Este primeiro aspecto é muito bem representado em campanhas publicitárias e já foi consolidado por muitas marcas, como a Natura, BMW etc.
Sustentabilidade social visa investir no desenvolvimento social, na cultura empresarial, saúde, direitos humanos e segurança. Pode ser bem interessante por focar nos recursos humanos de uma empresa e da população em geral. Hoje, é possível encontrar algumas marcas que aproveitam bem esse aspecto, como a Avon, que criou em 2003 o Instituto Avon, que apoia o desenvolvimento feminino e luta contra o câncer de mama.
Sustentabilidade econômica é o equilíbrio da produção e o aproveitamento das riquezas produzidas pela marca, de forma que isso possa ser aproveitado economicamente. Uma empresa pode criar projetos para melhorar a economia de sua cidade, estado e país. A Skol é uma das marcas mais valiosas do Brasil. De acordo com relatório de sustentabilidade, o setor cervejeiro movimenta a economia em diversos aspectos, de pesquisa a agricultura.
Saber aproveitar todas essas vertentes da sustentabilidade colabora para a evolução de sua marca, além de prepará-la para o futuro,. Lembre-se: “toda atitude sustentável é bem-vinda =)”.
DANIEL Prado Criação na LB Comunica Ator, ama criar identidade de marcas e decifrar logos. |