8.26.2013

Erros nos cardápios ― e a comida, será confiável?


Com certeza, muita gente não se importa ao ver erros grosseiros de português em um cardápio. Outros estranham. Eu faço parte de um grupo que desconfia até da qualidade dos ingredientes e da higiene do estabelecimento se o cardápio, cartão de visita do restaurante, afronta o idioma. Fica a impressão de que o responsável não dedicou nem cinco minutos para olhar no dicionário ou em outro material de referência para ver a grafia das palavras que geraram dúvida. Demonstra a falta de importância do assunto para quem aprova, antes da impressão do cardápio.

Nessa questão, as palavras importadas de outros idiomas aparecem em destaque – negativo, infelizmente. De restaurante para restaurante, tenho encontrado alguns bons exemplos do que não fazer.

Outro dia, levei um susto: a linda padaria em que eu tomava café oferecia, no amplo cardápio, um tal de “browner com sorvete de creme”. Primeira reação de quem estava lá: risos. Ainda bem que vinha com o acompanhamento, o que nos levou a deduzir imediatamente que se tratava do tão conhecido brownie. No site da Academia Brasileira de Letras (ABL) a procura por palavras é rápida – há, inclusive, um ícone para a busca de palavras estrangeiras, onde levei menos de dez segundos para conferir a grafia.

O ”brouchette” de frango chamou minha atenção em um almoço. Tal rebuscamento não é necessário, além de estar errado. Um simples brochete já transmite a mensagem sobre o que se vai comer.

O descaso ficou patente em um restaurante que visitei na semana passada: o mesmo cardápio oferecia o “filé aperitivo” e o “filet ao molho madeira”. Será o segundo mais chique, um prato que mereça um tratamento francês? Em um manual de redação de um grande jornal, uma das minhas referências, é a grafia filé que aparece. O mesmo ocorre no site da ABL.

Acredito que valha a pena estudar, procurar as palavras e tentar fazer o melhor quando se divulga qualquer coisa, de pratos em cardápios a teses em publicações acadêmicas. E você, o que acha? Quais os erros que já viu nos cardápios que lê por aí? Envie para nós uma foto das pérolas que encontrar!

ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...