8.19.2013

O novo iAndroid7. Quer dizer, o novo iWindows7. Desculpe a confusão, o novo iOS 7




Antes de qualquer coisa, quero confessar que eu sou um Apple fã. Partindo desse princípio, é provável que eu puxe um pouco a sardinha para a Apple, como todo bom designer (rsrs).

Bom, uma notícia que já não é novidade para um bocado de gente é que a Apple anunciou em junho, na WWDC 2013 (The Apple Worldwide Developers Conference), o novo sistema operacional para iPhone, iPad e iPod Touch: o iOS 7. Gostos a parte, todos nós sabemos que a Apple sempre foi referência em design e funcionalidade tanto de produto físico quanto de interface, mas estava ficando para trás quando se tratava de usabilidade. O Android deslanchou profundamente nesse quesito, tudo aquilo que você mais utiliza pode-se  acessar com poucos toques. Já para algumas funções no iOS (até o 6), você precisa de pelo menos o dobro de toques, quando comparamos com o Android, até conseguir completar a ação, por exemplo: ativar e/ou desativar configurações de rede Wifi e/ou 3G.

A verdade é que o sistema teve uma remodelagem visual completa, é a maior mudança já feita desde o nascimento do iPhone, em 2007. Isso frustrou os Apple fãs e fez com que o iOS 7 ganhasse até um recheado Tumblr em que os designers puderam deixar suas queixas sobre a nova aparência. Em alguns dos comentários direcionados ao Jonathan Ive, vice-presidente de design industrial da Apple que liderou o novo design, usuários disseram que ele criou uma porcaria e que eles se sentiram traídos. O comentário que eu achei campeão foi: "Será que a (fonte) Comic Sans deixaria #iOS7 melhor ou pior?" – Sobrou até para a coitada da tipografia mais odiada pelos designers. E as brincadeiras não pararam por aí, surgiu até uma série de reformulações de como seria o mundo criado pelos designers da Apple. Os redesigns abordam desde logos de empresas consagradas até a própria bandeira dos E.U.A (confira aqui).

Uma coisa que com certeza eles não pensaram é que cada produto tem o seu público fiel. Quem gosta de Android, gosta de Android. Quem gosta do iOS, gosta do iOS. É claro que tamanha mudança iria causar uma revolta dos usuários. Ou será que estou errado? Não, não estou, um ou outro gato pingado pode mudar de opinião, a grande massa permanece.


Já o Windows Phone soltou algumas frases como: “o design do iOS 7 pegou emprestado muita coisa do Windows Phone 8… você pode ver um monte de coisas como um visual mais limpo e uma abordagem mais moderna”, isso se deu devido a algumas semelhanças nos ícones (que estão mais simples e planos), na tela de chamadas (o layout dos botões), na tipografia do sistema (veja aqui as comparações).

Analisar a tendência do mercado para não ficar para trás é uma tarefa obrigatória, mas tem que ter o cuidado para não perder a identidade que, para mim, foi isso que aconteceu. Gostei muito da interface mais limpa, dos recursos que serão melhorados e dos que serão incluídos. Tem muita coisa bacana, só acho que não precisava ser tão colorido.

Não cabe neste post ficar comentando sobre cada novidade, mas falando em novos recursos há rumores de que estará disponível também o Controle Assistivo (a função reconhece o movimento da cabeça para a direita ou para a esquerda, para selecionar um item na tela), o que deu mais um argumento aos fãs da Samsung de acusar a Apple de copiar a sul-coreana.

Pode até ser que a Apple tenha “copiado” uma coisa aqui e outra ali do Android, ou do Windows Phone, ou de qualquer coisa que seja, mas o mundo copiou a Apple a vida inteira. Não é certo dizer que o iOS 7 é uma colcha de retalho, ou Frankstein que resume todos os sistemas operacionais concorrentes. É uma evolução natural, é hora deles pegarem de volta uma certa “contribuiçãozinha”. Em setembro, a atualização estará disponível para quem quiser testar toda essa revolução da gigante Apple. É só esperar para testar!

PAULO Matos Jr
Coordenador de criação na LB Comunica,
rato de academia e baladeiro de plantão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...