2.17.2014

O negócio é estabelecer rapport

Aposto que você já estabeleceu rapport um montão de vezes, nas mais diversas situações e nem sequer percebeu. Duvida?

Quando o assunto é relacionamento, comunicação e sintonia, não pode faltar rapport. Essa técnica é um dos pilares da PNL (Programação Neurolinguística) que, por sua vez, é “um manual de instruções do cérebro humano” como definiu um de seus criadores, Richard Bandler. 

Praticar rapport nada mais é do que estabelecer uma sintonia com a pessoa, uma conexão. Vamos exemplificar: quando você fala com uma criança, normalmente muda o tom de voz, a maneira de falar e às vezes até se abaixa para ficar na mesma altura dela, certo? Ou quando você acabou de conhecer uma pessoa, mas já se tornou íntimo e sente como se a conhecesse há anos? A explicação é simples: você acaba de estabelecer rapport.


Além de muito curiosa, essa técnica pode (e deve) ser utilizada também no universo profissional. Em vendas, o rapport ajuda, e muito, nas negociações, pois além de gerar empatia com o cliente, facilita a descoberta de suas reais necessidades e, por fim, a concretização do negócio. 

No ramo de treinamentos, capta com maior facilidade a atenção do público. Para os líderes de equipes, facilita as relações com os subordinados criando laços mais saudáveis, entre muitos outros exemplos de universos em que o rapport pode ser aplicado para auxiliar nas relações e negociações corporativas e pessoais.

E a pergunta que não quer calar é: mas como fazer isso?

Existem inúmeras formas. Você pode, por exemplo, adequar o seu tom de voz, timbre e a velocidade da sua fala com a da pessoa com quem está dialogando, a forma como respira (alinhando a velocidade da respiração), a postura corporal, os gestos, as expressões faciais, os movimentos das mãos e dos pés e por aí vai... Só não vale brincar de imitar a pessoa, viu?! A chave aqui é buscar sempre uma harmonia verbal e não-verbal para estabelecer o rapport e então alcançar essa sintonia e uma relação mais harmoniosa.

Segundo Anthony Robbins (escritor e palestrante que popularizou a PNL), "Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida."

Achou legal? Então pratique bastante e adote o rapport no seu dia a dia! E para aqueles que se interessaram e querem se aprofundar no tema, segue abaixo algumas dicas de livros que abordam esse assunto:

Livro: A Estrutura da Magia - Um Livro Sobre Linguagem e Terapia / Autor: Richard Bandler
Livro: O Poder da PNL / Autor: Martin Claret 
Livro: Programação Neurolinguística Para Leigos / Autores: Romilla Ready e Kate Burton 
Livro: Desperte seu Gigante Interior / Autor: Anthony Robbins 
Livro: Poder Sem Limites - O Caminho do Sucesso Pessoal pela Programação Neurolingüística  / Autor: Anthony Robbins 

BIANCA Franzini
Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola
de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...