2.19.2014

O poder dos virais na internet


Você já deve ter entrado um dia no seu Facebook e percebido a quantidade de assuntos semelhantes que as pessoas andavam comentando, postando e compartilhando. Aí você se pergunta: “o que é isso que todos estão falando?”.

Esses vídeos, ou virais como são conhecidos, geralmente acontecem de forma não proposital, uma empresa, artista ou até mesmo uma pessoa comum lança algo na internet e de repente, do dia para a noite todos estão comentando, espalhando e até mesmo copiando com as famosas paródias. Vocês se lembram do “Para nossa alegria” e do Harlem Shake?

Esses são exemplos de dois virais que estouraram na internet em 2012 e todos faziam vídeos imitando.

O que acontece sem querer na maior parte das vezes, também pode acontecer intencionalmente, como foi o caso da propaganda dos pôneis malditos da marca de automóveis Nissan, em 2011, que foi estruturada já com a intenção de chamar atenção. Talvez nem a própria Nissan fizesse ideia de que teria uma repercussão tão acima do esperado. Quando acontece isso no mundo corporativo pode-se considerar um sucesso, já que significa que a estratégia realizada foi bem sucedida e a marca ou produto passou a se tornar conhecida por conta de um simples, mas não tão fácil, viral.

Com isso, separei algum dos últimos virais que fizeram a cabeça da galera do ano passado para cá, e se você perdeu algum ou não entendeu, eu explico logo abaixo para vocês cada um deles. Harlem Shake É ridículo, mas é incontrolável. O “Harlem Shake” fez sucesso mundial quando alguns amigos decidiram fazer um vídeo da música em dois estágios, um mais light onde apenas uma pessoa dança enquanto várias ficam no fundo fingindo que nada está acontecendo e na metade da música, quando ela fica mais agitada, todos aparecem dançando e fazendo movimentos com conotações sexuais ou até mesmo fantasiados. Quem fez ou conhece alguém que participou da brincadeira? Abaixo o vídeo que a LB fez na época:

Harlem Shake
É ridículo, mas é incontrolável. O “Harlem Shake” fez sucesso mundial quando alguns amigos decidiram fazer um vídeo da música em dois estágios, um mais light onde apenas uma pessoa dança enquanto várias ficam no fundo fingindo que nada está acontecendo e na metade da música, quando ela fica mais agitada, todos aparecem dançando e fazendo movimentos com conotações sexuais ou até mesmo fantasiados. Quem fez ou conhece alguém que participou da brincadeira? Abaixo o vídeo que a LB fez na época:



Anitta – Show das Poderosas
PRE-PA-RA! Se 2013 pertenceu a algum artista brasileiro este foi à novata Anitta, que logo no começo do ano lançou o vídeo da música Show das Poderosas que se tornou popular por conta de sua coreografia e do refrão chiclete. O vídeo, até o fechamento deste post, se encontrava em 74.249.928 exibições no Youtube e permitiu que Anitta fosse reconhecida nacionalmente e até internacionalmente. Atualmente, a cantora gravou o 1º DVD e está em Portugal divulgando seu CD.



Rei do Camarote
Quem aqui não usou em alguma conversa com os amigos o termo “Agregando valor ao camarote”? Pois bem, o Rei do Camarote foi um grande viral no ano passado, logo depois que a revista Veja lançou um vídeo sobre o rei do camarote Alexander de Almeida, que gastava por noite na balada até 70 mil reais. Todos acharam que era pegadinha, mas não, ele existe! E tá por aí até hoje agregando valor.



Miley Cyrus – Wrecking Ball
Já falei dela aqui e talvez vocês possam até achar que eu gosto muito dela (o que é verdade!), mas ela se encaixa perfeitamente no tema. Miley chocou o mundo com o lançamento do seu vídeo “Wrecking Ball” em que aparece nua, lambendo martelos e causando horrores. Encaixa-se perfeitamente no viral proposital, pois em entrevista ela chegou a dizer que era estratégia de marketing para vender. Desde então diversas pessoas postaram vídeos de paródias imitando Miley na bola de concreto do clipe e as redes sociais estão até hoje cheias de montagens de diversas pessoas andando sentadas na bola ou até mesmo lambendo o famoso martelo. O vídeo está beirando os 545 milhões de exibições.



Chloe - Disneyland Surprise
O simples vídeo da garotinha que recebe a notícia sobre um passeio na Disney acabou virando um dos maiores virais do ano. Assim que Chloe, a caçula, julga a atitude da irmã que começa a chorar desesperadamente com a notícia, o viral estava feito. O vídeo tem mais de cinco milhões de acessos e até hoje meu Facebook está cheio de rostos da Chloe e ganhou até fã page humorística com quase 500 mil seguidores: https://www.facebook.com/cchorosa.com.br



Valesca Popozuda - Beijinho no Ombro
Esse vídeo é mais uma aposta de viral do que qualquer outra coisa! O vídeo foi lançado há pouco mais de um mês e está com mais de sete milhões de visualizações e traz a hilária Valesca cantando sua nova música com uma coreografia bafônica em um castelo, sentada ao lado de um tigre branco e “divando” na cara das inimigas. Claro que depois do vídeo diversas paródias começaram a surgir e está a ponto de se tornar um super viral com sua letra um tanto quanto memorável.



Beyoncé – Partition
“Partition”, que faz parte do novo cd de Beyoncé, acabou sendo o single do álbum depois de ter se tornado viral na internet sem nenhuma divulgação, simplesmente fãs e grupos de danças do mundo inteiro começaram a criar coreografias para a música e divulgar na internet, a coisa se espalhou de tal forma que Beyoncé teve de se render à oportunidade e lançar a música como próximo single. Abaixo um dos vídeos da música que bombou:



Alguém ainda tem dúvida do poder que possui os virais? Prometo fazer uma segunda edição da matéria assim que tiver alguns novos resultados. Até mais!

RAFAEL Freitas
Estagiário de atendimento e planejamento da LB Comunica, estudante de Marketing,
antenado em tudo o que rola de novo no mundo da música e apaixonado por séries

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