3.03.2015

Naming rights e o mercado



Você sabe o que são naming rights (ou, ao pé da letra, direitos de nome)?

São os direitos sobre a nomenclatura de uma propriedade. Com a vinda da Copa do Mundo ao Brasil, no ano passado, e com os investimentos em novas arenas “padrão FIFA”, os estádios brasileiros, cada vez mais, estão se adaptando a essa realidade que é comum na Europa e que abre uma nova e grandiosa possibilidade de receita aos clubes.

Talvez o exemplo mais próximo de nós seja o Allianz Parque, antigo Palestra Itália (Parque Antártica). Com sua nova e moderna arena, a diretoria do Palmeiras vendeu o nome de sua casa para a empresa Allianz por 20 anos. Em troca, receberá 300 milhões de reais no período. A empresa dá nome a outros estádios na Europa, mas aqui no Brasil é a primeira vez que consegue os direitos para divulgar sua marca.

Manter uma arena do porte dessas novas que foram construídas no Brasil não é nada barato e os naming rights aparecem de forma estratégica para os clubes, contribuindo para a viabilidade financeira desses novos empreendimentos.

 


Alguns clubes, que não estão com suas casas novas, sonham em fazer parte dessa fatia do mercado também, diminuindo suas despesas e aumentando as receitas.

É o caso do São Paulo Futebol Clube, que teria o estádio do Morumbi como sede da Copa, em terreno paulistano, quando o Brasil, em 2007, foi escolhido para ser anfitrião do mundial. Por uma manobra política entre CBF e o então presidente corintiano Andrés Sanchez, o campo acabou saindo de cena.
Hoje, a atual diretoria tricolor deseja comercializar a propriedade dos nomes do estádio, assim que terminar de desenvolver o plano de reforma e modernização do Morumbi. Com isso, a venda do nome do estádio ajudaria na viabilização das melhorias para o atual “Cícero Pompeu de Toledo”.

Os naming rights não são exclusivos das novas arenas e estádios pelo Brasil. Campeonatos regionais e nacionais, casos do Paulistão, Cariocão, Gauchão, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil... possuem seus nomes atrelados a grandes marcas do mercado.

Essa prática vem sendo utilizada há um bom tempo e promete estar cada vez mais presente no dia-a-dia do nosso futebol. Vamos ver até onde isso vai!


FELIPE Sandre
Atendimento e Planejamento na LB Comunica,
peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover

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