3.17.2015

Tô atrasado! Tô atrasado!

  
Se você, como eu, sempre responde “Nossa, tô na correria!” quando alguém pergunta se está tudo bem, é bom reservar 5 preciosos minutinhos pra ler esse post. :p
 
Não vou me preocupar em contextualizar o cenário, porque acredito que estamos no mesmo barco: trabalho, estudos, compromissos, planos, metas, sonhos.... O ponto é que, com tudo isso, quem mais sofre as consequências dessa rotina absurda somos nós mesmos. É dor de estômago pra cá, noites em claro pra lá, os dias vão passando... E a correria continua a mesma. E quem nunca sentiu esses sintomas clássicos de ansiedade?

Pois é, mas como combater esse vilão que assombra nossa vida, sem deixar de cumprir nossas responsabilidades? Não existe mágica, mas nos últimos tempos andei mudando algumas posturas e senti graaaaande diferença em minha saúde física e mental. Então, aqui vão algumas dicas:
 
1. Busque mais informações sobre esse assunto. Afinal, pra combater um inimigo, você precisa, antes de tudo, conhecê-lo bem. Uma leitura leve, curtinha e indispensável sobre o tema é o livro “Ansiedade – Como enfrentar o mal do século” do Augusto Cury. #ficadica
 
2. Administre melhor o seu tempo. Parece besteira, mas em muitas ocasiões basta reorganizar algumas tarefas (priorizando o que, de fato, é mais importante) para conseguir fazer as coisas com mais calma e melhor desempenho. E tem mais: às vezes, perdemos oportunidades que podem desafogar a nossa rotina sem ao menos perceber. Fique atento! Quanto tempo você gasta no transporte (ida e volta) para o trabalho? Pelo menos 1 hora, posso apostar. Se você utiliza transporte público, já pensou na possibilidade de aproveitar esse período para colocar sua leitura em dia?
 
3. Lembre-se: você não controla o universo. Existem milhões de fatores que influenciam os resultados de suas escolhas no trabalho, na vida pessoal, em tudo. Procure se lembrar disso e, contanto que você tenha a certeza de que deu o seu melhor, fique tranquilo.
 
4. Identifique tudo que te faz bem e pratique bastante! Se você gosta de ir ao cinema, não deixe que todos os outros compromissos inadiáveis ocupem toda a sua agenda. Coloque-se como prioridade e reserve sempre um tempinho pra você mesmo. Acredite, isso renova as energias.
5. Viaje, sempre que possível. Viajar é #tudodebom, todo mundo sabe, mas o que quero dizer é que você não precisa passar o ano inteirinho aguardando ansiosamente pelas férias e sofrendo enquanto elas não chegam. Um bate-volta num final de semana, para a praia ou campo, não requer tanto investimento e faz um bem incrível.
 
6. RESPIRE. É isso aí: RES-PI-RE. Às vezes nos deparamos com situações que parecem irremediáveis, mas, se você tiver controle emocional suficiente pra parar e respirar 1 minutinho, as soluções vem à tona. O problema é que, dificilmente, nos lembramos disso nos momentos de pânico, não é mesmo?

Pra quem tiver interesse em outras dicas, especialmente para o universo profissional, onde precisamos dominar a arte de gerenciar o tempo, clique aqui e veja alguns vídeos publicados no Portal Exame. Vale a pena conferir.
 
E se você quer checar se a sua situação está muito crítica, recomento o teste de inteligência emocional da Menthes, que você pode acessar aqui. Mas calma, não se assuste! Mesmo com todas as estratégias sendo colocadas em prática, o meu resultado ainda foi estratosférico: 148 pontos! Confesso que quando vi esse número entrei em choque, mas respirei fuuuuuundo e pensei: calma! Todo processo leva TEMPO. ;)


BIANCA Franzini
Coordenadora de Atendimento e Planejamento da LB Comunica,
antenada em tudo o que rola de novo no meio da comunicação
e apaixonada por séries e livros
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...