1.14.2016

A diversidade em Star Wars


“O despertar da força”, primeiro filme da nova trilogia de Star Wars, é um tremendo sucesso e isso não é novidade para ninguém. Os fãs discutem sobre teorias da sua sequência, porém, existe algo que vai muito além, dentro de sua trama: a diversidade encontrada no universo da saga.

Desde que a nova trilogia foi anunciada, gerou-se um grande alvoroço, mas o que ninguém imaginava era que os protagonistas seriam um homem negro e uma mulher. 

A internet e as pessoas cada vez mais conectadas facilitam a diversidade ficar mais aparente.

Com a internet e as pessoas cada vez mais conectadas, a multiplicidade fica muito aparente, ainda mais quando o conteúdo, feito pelo próprio público, nos canais no Youtube, dá voz a grupos antes silenciados, historicamente pela elite.

O óbvio seria que isso fosse passado para o cinema, tendo como protagonistas várias etnias, não é mesmo? Mas não é assim que pensam os medalhões de Hollywood, que acreditam ser uma ousadia perigosa.

Star Wars já revolucionou a história do cinema com suas tramas e efeitos especiais, no passado, assim como eu conto no post anterior (clique aqui), e parece que está fazendo isso mais uma vez, quebrando barreiras e velhos paradigmas.

A saga tem um impacto muito grande sob as pessoas, levando em consideração a importância que a franquia tem na cultura pop. O mais brilhante de tudo isso foi o desenvolvimento dos papéis, sem estereotipação dos protagonistas.



A Rey (Daisy Ridley) é uma mulher forte, autêntica e independente, escapando da hipersexualização imposta em roteiros de Hollywood. Já Finn (John Boyega), é muito carismático, indo da comédia ao desespero e luta pelo seus ideais, fazendo uma crítica social (do universo, é claro) do que é certo ou errado. Ambos os atores foram espetaculares  em seus papéis.

A influência de toda essa história só tinha quer ser positiva, com a nova linha de bonecos, por exemplo, temos meninas querendo comprar Rey e ser uma heroína, como ela, ou meninos negros se sentindo, finalmente, representados como heróis.


Veja o vídeo do menino Matias (clique aqui) e sua felicidade quando tem em mãos o boneco Finn, a sua foto no instagram rodou nas redes sociais, chegando ao ator John Boyega, que repostou a foto do garoto, agradecendo o carinho. 

Vale lembrar que não é apenas a franquia de Star Wars que aborda esses temas, a Marvel faz muito isso nas suas histórias em quadrinhos, mas esse assunto fica pra outro post.

Apesar  de  Star Wars ser um filme que se passa num futuro muito distante, em uma galáxia longínqua, parece estar mais próximo da realidade e de nós, do que muitos filmes por aí.


THIAGO Jardim
Assistente de criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...