1.05.2016

Affinity: o “novo” concorrente da Adobe

Quero apresentar a vocês algo ainda recente no mercado do design: o Affinity Designer e o Affinity Photo. São editores de vetor e imagens que estão tentando concorrer diretamente com Photoshop e Illustrator, da Adobe, e vem ganhando vários adeptos pelo mundo, pois trazem novidades e são bem mais baratos do que os softwares da Adobe.

Vamos lá.


O Affinity Designer chegou para concorrer diretamente com o Illustrator. É um software de vetor, que tem os recursos clássicos encontrados em outros programas de vetorização, porém, tem uma função diferenciada, a de trabalhar com pixels.






O Affinity Photo concorre com o Photoshop.

É um software de edição de imagem, que me chamou bastante atenção pela facilidade com que conseguimos aproveitar de alguns recursos. Ele oferece uma visualização sempre em 60 quadros por segundo, mesmo usando gradientes, transformações, efeitos e ajustes em tempo real. Conta com suporte para arquivos PSD, PDF, SVG, AI (PDF Stream), Freehand e EPS, uso avançado de cores (CMYK, LAB, RGB e monocromático, com gerenciamento ICC), edição completa de 16 bits por canal, fatiamento de imagens, integração com tablets e muito mais.



Os softwares da Affinity são desenhados especificamente para Mac, por isso, tiram partido de inúmeras características dos seus hardware e software. Na verdade, o Affinity Photo, assim como o Designer, usam tecnologias como OpenGL, Grand Central Dispatch e Core Graphics que, na prática, significam elevados níveis de performance, para trabalhar com uma imagem de 100 megapixels ou com uma composição de 1000 layers: conseguimos fazer zoom a 60 fps e ver todas as edições, como ajustes, filtros e efeitos, em tempo real.

É isso pessoal. Espero que tenham gostado da novidade e que utilizem os programas para conhecerem e tirarem suas conclusões.

Até mais.

GUSTAVO Mota
Assistente de criação na LB Comunica,
brasiliense admirador de Paintball e Poker

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...