5.20.2016

O que é Motion Graphics?



Hoje em dia se fala muito de Motion Graphic, mas você sabe exatamente o que é?
A expressão fica assim: Motion movimento + Graphic grafismo ou gráficos = Movimentos Gráficos

Analisando o termo mais a fundo, significa a manipulação de camadas de imagens temporizadas de todos os tipos, ou seja, é uma linguagem híbrida, sendo visual, verbal e sonora, ao mesmo tempo, mesclando conceitos de design e cinema, com um software.

Motion Graphics é bastante utilizado para a criação de vinhetas, propagandas e até efeitos na pós-produção. Esse recurso está presente em todas as plataformas: televisão, cinema, internet e aparelhos móveis, como smartphones e tablets.

Muitos acharam que a técnica está na moda, mas estão seriamente enganados! O Motion Graphics surgiu na década de 50, quando artistas gráficos foram contratados para desenvolver aberturas e créditos para grandes filmes, com a intenção de torná-los mais dinâmicos e causar impacto visual. Era realizado com recortes e montagens manuais, junto à edição do filme. Atualmente, o software mais usado pelos profissionais da área é o After Effects, da Adobe.

O mercado atual pode ser dividido em três partes principais, a primeira é o cinema, a segunda a televisão e a terceira o vídeo digital, que engloba vídeo-clips, vídeo arte e cinematics para games, entre outros.

O profissional da área deve possuir um perfil tão misto quanto o próprio Motion Graphics e ter milhares de interesses e um conhecimento amplo, por estar inserido em um processo que pensa tanto no signo visual como no comportamento ao longo da narrativa.

A técnica está em total crescimento, já que muitas empresas têm procurado utilizar o Motion Graphics como estratégia de comunicação, tornando os vídeos cada vez mais interessantes, informativos e dinâmicos.

Nós aqui da LB Comunica já fizemos vídeos utilizando essa técnica, confira abaixo:
 


THIAGO Jardim
Assistente de criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...