10.18.2016

7 dicas para turbinar o seu briefing


Para garantir maior objetividade nos trabalhos, precisamos passar as informações certas para as pessoas certas e na linguagem adequada. O sucesso de um job está ligado diretamente à construção de um briefing bem elaborado.

É seguindo este pensamento que o briefing assume uma grande importância, podendo ser um fator decisivo para a conclusão de um job. Por meio dele que comparamos os quesitos solicitados com o resultado final.

Pensando nisso, selecionei 7 dicas para auxiliar na construção de um briefing de sucesso.

1 – Apresentação da empresa
Uma breve apresentação de seu cliente: área de atividade, objetivos, pessoas responsáveis, etc.

2 – Objetivos e metas para o projeto
Você precisa ter essa informação bem clara para compreender com exatidão o que seu cliente procura. Se é uma reformulação de algo ou um projeto totalmente novo. Uma adequação de logo ou uma pesquisa completa para uma nova proposta.

3 – Público-alvo
Qual público seu cliente busca atingir? A elaboração de uma identidade visual para o público adolescente, por exemplo, é diferente de algo voltado para empresas.

Caso seu cliente não saiba qual o público-alvo, pergunte quem seria o consumidor ideal para o projeto dele, peça que ele tente descrever e imaginar as características do tipo de cliente que ele gostaria. Munido dessas informações, você terá um direcionamento melhor.

4 – Oportunidade identificada
Existe uma oportunidade que se queira aproveitar para elaboração do job? O que poderá agregar ao mercado? Quais são os diferenciais desse trabalho/serviços que poderá oferecer?

5 – Objeções
Uma das coisas mais importantes, além de saber o que o cliente quer, é saber exatamente o que ele não quer.
Cada cliente possui uma peculiaridade. É fundamental entender o que ele não gosta, é uma economia de tempo gigantesca, além de te dar maior foco no real interesse dele.
Dependendo do trabalho, questione sobre cores, tipografia, exemplos de materiais ou marcas que não gosta e o motivo da não aceitação.

6 – Tamanho do conteúdo
Quando se trabalha com textos, é importante que o redator e os profissionais de criação saibam o tamanho de texto aproximado em que devem trabalhar. Isso irá evitar que você receba um texto maior ou menor do que esperava.

7 – Direcionamento para imagens
Geralmente, essa questão está direcionada à criação de identidade visual, é importante ter um direcionamento de imagens (fotos, desenhos, infografias...). Evite erros e saiba para quem está solicitando essas informações.

Lembre-se também que existem perigos quando o briefing é malfeito, que incluem a refação, e a perda de tempo e dinheiro. Então faça anotações em seu briefing, tente extrair o máximo de informações possível, use o briefing de forma efetiva durante todo o processo de desenvolvimento e com certeza você terá um projeto de sucesso.

LUCAS Marsilli Atendimento na LB Comunica
lutador de Kung Fu, amante da natureza viciado em Netflix

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