3.02.2017

Como o Oscar 2017 reflete questões sociais ao redor do mundo













Neste último domingo (26), foi apresentado o maior e mais importante prêmio do cinema mundial, com direito a gafes, reconhecimento de artistas negros, alfinetadas de estrangeiros a Donald Trump e muito, mas muito assunto.

Entendemos: tudo começou no Oscar 2016, com a ausência de atores negros, entre os 20 indicados nas categorias de atuação, pelo segundo ano consecutivo, o que fez os internautas até criarem a hashtag #OscarsSoWhite. Isso gerou boicotes de vários artistas negros à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Até Barack Obama entrou na polêmica e questionou se todos possuem as mesmas oportunidades.

Após a polêmica do ano passado, o Oscar 2017 veio com grandes e agradáveis surpresas. Viola Davis (conhecida como rainha) ganhou o prêmio (mais do que merecido) de melhor atriz coadjuvante, pelo filme “Um limite entre nós”. Mahershala Ali como melhor ator coadjuvante em “Moonlight: Sob a Luz do Luar” e o mesmo como melhor filme pelo cineasta Barry Jenkins e melhor roteiro adaptado.

Além disso, o vencedor de melhor filme estrangeiro por “O Apartamento” foi o iraniano Asghar Farhadi, que não compareceu à premiação alegando que seria um “desrespeito aos cidadãos de países impedidos de entrar nos EUA”, afirmando em carta sua ausência.

Houve também uma torta de climão entre a atriz Brie Larson que ao entregar a estatueta a Casey Affleck, como melhor ator pelo drama “Manchester à beira-mar”, não o aplaudiu pelo prêmio, a resposta dá-se ao ator ter sido acusado em 2010 nas gravações do filme “Eu ainda estou aqui” de assédio sexual. E Brie Larson, por sua vez, é militante em defesa de vítimas de abuso sexual.

Como se já não bastasse, para fechar o Oscar 2017 com chave de ouro, houve aquela gafe HISTÓRICA com o elenco de “La la land” e “Moonlight” que todos já devem saber, né?!

O mais incrível nisso tudo é ver que a internet está por dentro DISSO e MUITO MAIS. Questões sociais, políticas e até os inúmeros memes que rolam instantaneamente não passarão mais despercebidos. Até minha mãe, que não ligava muito pro Oscar, virou uma Glória Pires da vida se achando “A comentarista” (Desculpa aí, mãe! Kkk).

As pessoas hoje andam mais informadas e, se não estão, apenas uma checada no feed do Facebook já as deixa a par de toda zoeira. A internet está aí para isso, para rirmos, mas também nos alertarmos e ficarmos espertos com assuntos sérios. Hollywood também.

VITÓRIA Sobrado 
 Atendimento e Planejamento na LB Comunica
sonha em conquistar o mundo, como no jogo War. Ela ama seu cachorro Bob, Grey’s Anatomy e Game of Thrones.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...