3.28.2017

Já ouviu falar em Chatbot?


ChatBot é uma tendência que vem dominando cada vez mais o cenário do atendimento online. Mas será que essa é a única função dessa nova ferramenta?
A resposta é não! Além de servir como suporte de atendimento ao cliente, essa incrível tecnologia permite que as empresas se comuniquem de “igual para igual” com seus consumidores, sem que tenham a necessidade de manter uma pessoa atrás da tela do computador para te responder. “Ah, mas aí fica uma coisa muito automatizada, fica estranho”. Errado! Tudo depende da forma como ela é programada.

A ideia é que o usuário não perceba que está falando com um sistema e que a conversa fique cada vez mais “gostosa”, aproximando assim o consumidor da empresa.

Funciona assim: ao iniciar a conversa, o “Chatbot” não usa aquela linguagem tradicional de sistemas com os quais você está acostumado. A conversa se inicia de forma mais informal e vai tomando forma dessa maneira. Ao receber o questionamento do usuário, o sistema realiza a busca da resposta no seu banco de dados e retorna ao usuário o que foi previamente programado. Sendo ainda capaz de se trabalhar com inteligência artificial, que ao decorrer do tempo e com o ganho de informações se torna cada vez mais eficaz (essa ainda é pouco explorada em todos os cenários). Limitar essa ferramenta à  interação apenas como call center seria um erro enorme. Devido aos usuários estarem cada vez mais conectados, a tendência é que esse tipo de abordagem chegue com mais força, principalmente aos smartphones. Seja para divulgar um novo produto ou oferecer um serviço e para fazer uma campanha de fidelização da marca, essa ferramenta traz soluções muito úteis e inovadoras.

E você? Gosta da ideia? Ou prefere o tradicional “calor humano”?


Para saber um pouco mais sobre os Chatbots, acesse o link https://endeavor.org.br/conversational-commerce/!

RODRIGO C. Vieira
 Criação na LB Comunica
De bem com a vida e apaixonado por futebol e direção de arte.

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