4.04.2014

Maneiras de interagir sua marca com os consumidores

Existem diversas maneiras e diversos tipos de comunicação que uma empresa pode utilizar para obter popularidade entre o seu público-alvo. E claro que hoje em dia, com um leque de possibilidades vindo das redes sociais e do marketing em cadeia que isso gera, qualquer ideia que vise à interação direta de seu público com a marca de forma criativa e inovadora tende ao sucesso.

É o caso da última ação que o Burger King Brasil realizou. Sabe o que é Bigotata? Pois bem, a ação que se chama Bigotata (mistura de bigode com batata) está promovendo uma nova batata mais crocante e levará os consumidores ao Dia da Batata de Graça, que será realizado nos dias 9 e 10 de abril, nas 427 lojas da rede em todo o país.


Para participar você tem que se cadastrar no hotsite da promoção e, pela webcam, escolher o modelo do bigode, tirar uma foto selfie ou com até dois amigos e compartilhar nas mídias sociais. Quem apenas tira a foto, ganha um voucher para retirar uma batata, mas se você compartilhar em seu perfil garante duas batatas!

A expectativa está em torno de 2 milhões de porções de batata frita nos dois dias da promoção.

Claro que uma estratégia como essa possui um budget muito grande, mas o retorno que trará será tão grande quanto. O Burger King veio para bater de frente com o McDonalds e, particularmente, prefiro mil vezes o lanche do BK, que só perde pelo fato de não existirem lojas de tão fácil acesso como o Mc. Mas uma coisa é certa: é só falar em coisa de grátis para atrair uma multidão de pessoas. Se 10% das pessoas que não são fiéis ao Burger King experimentarem, notarem a diferença e optarem por comprar mais BK, já significa que a ação foi bem sucedida.


Isso vale para qualquer empresa. O que eu costumo dizer nos meus posts é "Marketing é não ter medo de arriscar". Claro, arrisque, mas com diferencial, porque hoje em dia é o "ser diferente" que chama atenção em meio a tanta mesmice.
RAFAEL Freitas
Estagiário de atendimento e planejamento da LB Comunica, estudante de Marketing,
antenado em tudo o que rola de novo no mundo da música e apaixonado por séries

4.02.2014

Videogames: de brinquedo à mídia mais abrangente do momento

Game é cultura”. Palavras de Marta Suplicy, nossa Ministra da Cultura, durante a Campus Party 2014. No entanto, muitos devem saber que há algum tempo a Ministra havia dito exatamente o contrário, afirmando que games não são cultura. Sendo assim, o benefício do Vale Cultura não poderia ser utilizado para compra de games, certo? É claro que alguém deve tê-la informado que, em 2012, o Brasil movimentou 1 bilhão de reais e passou à frente do Reino Unido no mercado de games global. É ministra, abra o olho que esse negócio vai longe.


Um ponto importantíssimo sobre o panorama atual do videogame é que há muito deixou de ser uma plataforma para se jogar games meramente divertidos e fantasiosos, como Pac Man e Super Mario Bros. Esses antigos jogos ainda estão por aí, mas o que faz do videogame uma mídia forte o suficiente para fazer frente até mesmo à TV e ao cinema é o fato de que ele proporciona a vivência de histórias superinteressantes e com personagens verossímeis.  O game The Last Of Us, por exemplo, bateu recordes memoráveis de vendas por trazer personagens extremamente humanos ao universo típico de apocalipse zumbi, fazendo inveja a qualquer grande roteiro de produções “Hollywoodianas”. A repercussão foi tão grande que agora vai virar um filme para apresentar toda essa riqueza à galera que não joga videogames.

Outro exemplo é o game que sairá nesse ano, chamado This War Of Mine. É um jogo de guerra com uma proposta bem diferente que está sendo desenvolvido pela 11 Bit Studios. Ao invés de colocar o jogador no papel do soldado, como milhares de games já fizeram, o objetivo aqui é que o jogador seja um civil em meio ao caos da guerra.


E não é só questão da narrativa mais elaborada não! A tecnologia do videogame também tem sido aprimorada a níveis muito mais abrangentes. Os consoles da geração anterior, tanto da Sony quanto da Microsoft, já apresentavam características que os tornavam centrais de entretenimento, sendo capazes até de acessar a internet, reproduzir vídeos, músicas e tocar DVD`s e Blu-ray`s. O novo Xbox One oferece até um rico canal para desenvolvedores independentes divulgarem seus próprios games, incentivando assim a produção de jogos com mais liberdade criativa.

O Oculus Rift também é uma tecnologia que vem chamando bastante atenção. Trata-se de um visor que permite ao jogador uma experiência mais rica em termos de entretenimento. Tem um vídeo bem legal de um cara jogando um game de horror chamado Alone In The Rift, no qual mostra o nível de imersão que esse equipamento pode proporcionar. Saquem só que maneiro:

  
Já imaginou ir ao cinema e “entrar” no filme? Maneiro, né? Dá até para se sentir no videoclipe de Californication do Red Hot Chili Peppers. E quanto a dar um “rolê” por qualquer lugar do mundo utilizando o Google Street View com esses óculos? E passear por outros mundos? Recentemente a Google lançou um mapa virtual da Terra Média para a campanha de lançamento do filme “O Hobbit – A desolação de Smaug”. Com essa ferramenta virtual é possível visitar as principais localidades do mundo fictício de Tolkien, quase como se fosse real. E as possibilidades são infinitas. Com robôs da Nasa patrulhando outros planetas, nós já temos uma rota turística espacial que poderia ser vivida por qualquer um com equipamento adequado. Já se imaginou passeando por Marte sem sair do seu sofá? Pois é, o Mark Zuckerberg deve ter imaginado, porque o Facebook comprou a Oculus VR, empresa que faz o Oculus Rift.

Os videogames podem até ter começado com o simples intuito de divertir e fazer com que o jogador pudesse fugir da realidade por algum tempo, mas se você for ver como as principais mídias sociais começaram, e o que elas são hoje, dá pra entender como essa plataforma evoluiu tanto e imaginar até onde ela pode chegar. Dá até para imaginar aquele sistema de sexo virtual que vimos entre Sylvester Stallone e Sandra Bullock no filme “O Demolidor” se tornando real. Não que isso seja maneiro. =]

MARCELO Rodrigues
Assistente de criação na LB Comunica
e apaixonado por games, HQs, filmes e seriados

4.01.2014

Devido ao sucesso do Pokémon Challenge, Google cria o Pokemón 151

Se você passou a noite em claro, em busca das 150 espécies de Pokémon do viciante jogo Pokémon Challenge, criado pelo Google, é hora de recomeçar a sua busca.

Boatos e fotos rolam por aí afirmando que o Google criou a 151ª espécie, e quem capturá-la será o verdadeiro mestre Pokémon. Para conseguir essa façanha, o jogador terá que ficar ligado nas diversas partes do globo, já que a espécie troca de posição a cada 15 minutos.

E nós aqui da LB somos prova viva disso. Olha só quem pintou por aqui pela manhã?


Outras pessoas também viram a espécie 151 vagando por aí!



E aí, encontrou o MewTwo? Quem sabe no próximo 1º de abril! HA!


3.31.2014

#StudentFeelings

E para quem acha que aqui na LB vivemos apenas de jobs e mais jobs, almoços de aniversários, debates sobre comunicação... está muito enganado! Aqui também aprendemos muito conteúdo interessante e, melhor que isso, com grandes mestres.

Para dar aquela descontraída na sexta-feira, toda a equipe LB participou da palestra sobre Semiótica, com o grande Claudio Rizzo. Só para vocês terem uma noção do currículo do nosso palestrante, ele é Pós-doutorado pela Flórida Christian University, PhD em Administração, Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Administração e Marketing pelo Mackenzie, Pós-graduado em Marketing pela FAAP, além de ser professor de diversas instituições, como a FIA-USP, PUC-SP, São Judas, também leva em seu currículo diversos prêmios e artigos publicados em grandes veículos de comunicação. Já está bom ou vocês querem mais?!



Em nome de toda equipe LB, deixamos registrado aqui nossos agradecimentos ao Dr. Claudio Rizzo que, com toda a sua experiência e sabedoria, pode transmitir um pouco de seus valiosos conhecimentos. As portas da agência estarão sempre abertas para o senhor! =)

3.28.2014

Niver da nossa Diretora!

Olha só... e não é que estamos aqui novamente para apresentar aos nossos queridos leitores o quão os finais de mês na LB são apetitosos e descontraídos? Pois é, e especialmente em março comemoramos o aniversário da nossa Diretora-Geral, Camila Leoni!


Ontem o almoço foi regado de muita conversa e, claro, aquele cardápio especial, com direito à decoração de mesa e tudo mais. A rapaziada aqui não é mole não!

E só para vocês ficarem com um pouquinho de água na boca, apresentamos o cardápio da comemoração: um leve arroz com brócolis, acompanhado de um delicioso purê de mandioquinha e peito de frango à milanesa. Opa, sem esquecer a salada, afinal de contas saúde é o nosso sobrenome!

Também mantivemos a tradição do bolo-sorvete, já que, mesmo com a chegada do outono, o calor não nos dá muitas tréguas. Mas, o mais legal de tudo, de tudo mesmo, foi o presente que a equipe LB Comunica providenciou. Se liga só na caricatura estilo Disney que a chefe poderá colocar em sua sala! Massa, não?!

Créditos ao autor da obra, Marcelo Rodrigues, e também para o pessoal que teve essa grande ideia: Paulo Matos Jr., Bianca Franzini e Rafael Freitas! Mandaram muito!

3.26.2014

Somos centenários!

Cansados da mesmice que alguns blogs e veículos de comunicação e marketing trazem à tona hoje em dia, uma agência resolveu chutar o pau da barraca e inovar no universo corporativo.

No dia 24 de julho de 2013, precisamente às 14 horas e 32 minutos, nasceu o lblog! Para quem não conhece, o maior blog de comunicação e marketing do mundo, diga-se de passagem! E hoje, com muito orgulho, informamos que este post, no qual você passa seus seletivos olhos, é a nossa 100ª publicação! Uhuuuuul!


Basicamente resolvemos escrever esse post para agradecer a todos os nossos colaboradores que despendem seus preciosos minutos para entreter nossos leitores. Desde a sua origem, o objetivo do blog era dar voz aos nossos profissionais para que eles pudessem refletir e “externalizar” suas angústias a cerca do mercado da comunicação em geral.

Aqui não ficamos em cima do muro! Damos sim nossas opiniões, elogiamos quando achamos necessário, criticamos construtivamente algumas ações e projetos, sugerimos mudanças. Resumidamente, soltamos o verbo. E tudo isso sabendo que o teto é de vidro, mas amplamente suportados pela liberdade de expressão que tanto lutamos para conquistar!

Portanto, deixamos registrado aqui a nossa gratidão aos leitores, que vêm a cada dia aumentando os acessos e contribuindo para que o lblog seja fonte de informação sobre o mercado publicitário.

Aguarde as novidades e boa leitura!

3.24.2014

Cadê o dicionário?

Nesse mundo tão louco em que vivemos hoje, com tantas inovações tecnológicas em que as informações chegam em instantes, eu te pergunto: como ficam as velhas buscas?

Depois que o computador chegou às nossas vidas tudo ficou tão instantâneo que digitamos o que precisamos e pronto, tudo está ali como num passe de mágica diante dos nossos olhos.

Esses dias, mexendo em uns livros antigos do colegial, achei um dicionário velhinho, todo rabiscado e rasgado. E me veio à cabeça uma recordação tão boa daquela época, um tempo em que realmente se pesquisava quando era preciso saber o significado de uma determinada palavra ou simplesmente folheava-se sem destino e encontrava-se cada palavra bizarra que nem imaginávamos que existia.

Relembrar essa fase tão importante na minha vida, na qual a descoberta do vocabulário e da procura do aprimoramento para um bom repertório, foi importante para entender que um bom comunicador é aquele que além de compartilhar com os demais as várias informações que acontecem no dia a dia, tem a sabedoria de encantar e envolver seus interlocutores não apenas com as palavras, mas também com a escrita.

Então, encantar os outros por meio de novas palavras com significados que ninguém nunca imaginou é importante para quem gosta de se comunicar e passar conhecimento aos demais. Sendo assim, todas as áreas devem ter um dicionário na mesa de trabalho, mas, para nós da área de comunicação, é indispensável usá-lo como uma importante ferramenta de trabalho para novas e velhas descobertas na hora de se expressar.

Hoje eu quis abordar a grande importância que o dicionário tem em nossas vidas. Não podemos deixá-lo de lado só porque não temos tempo de passar as páginas para encontrar o que eu queremos, e porque tudo que eu precisamos está no computador com apensas um clique. Temos que alimentar o hábito de deixar o comodismo de ter tudo tão rápido e começar a folhear o nosso companheiro como fazíamos antigamente. ;)

SUZANE Almeida
Recepcionista da LB Comunica, estudante de comunicação,
aspirante a blogueira de moda e personal stylist