8.21.2013

Descer do salto já é demais!

A competitividade no universo da publicidade é uma coisa impressionante! Quando eu me refiro a essa competição não estou falando especificamente das grandes concorrências para conquistar a conta X ou Y, mas sim dos grandes embates entre empresas que vemos todos os dias, principalmente nos canais abertos. Eu confesso que, se compararmos com a publicidade feita há alguns anos, o que vemos hoje é quase uma disputa de xadrez, e não um ringue no verdadeiro estilo UFC, como a publicidade era praticada no passado.

Minha ideia inicial ao escrever este post era tratar especificamente sobre os hambúrgueres luxuosos lançados pelo McDonald’s lá na terra do sol nascente (???). Mas, pesquisando um pouco mais sobre o tema “produtos premium”, encontrei algo bem intrigante. Vocês já notaram as reais agressões que as grandes instituições bancárias estão promovendo entre si para divulgar seus serviços personalizados?
O que eu não consigo entender é: por que cargas d’águas um banco que se diz tão superior e elegante usaria a estratégia da indireta para desmerecer o concorrente? A competição saudável é sempre legal, mas descer do salto já é demais! Presta só atenção:
  

O comercial do Bradesco Prime é tão fofinho que nem parece de banco, não é? É exatamente isso o que eles dizem: “Caras, vocês não precisam se preocupar com a burocracia do banco, a gente cuida do seu dinheiro e você pode curtir o bom da vida”. Gênio! Daí vem o Santander Select e dispara logo de cara: “Eu não quero um banco que me fala pra relaxar enquanto cuida do meu dinheiro. Eu preciso saber o que acontece com ele!”. Se fosse na escola eu tenho certeza que alguém soltaria lá de trás um “viiiiiiiixe”!

Eu não estou falando que só uma das partes está errada. Historicamente, nós pudemos ver que esse tipo de comportamento já partiu de todos os lados, e não é só o Bradesco ou Santander, as bombas também já vieram do Itaú, HSBC e muito outros. É só os nervos ficarem à flor da pele, é só um deles jogar a faísca no palheiro que o circo se arma. Sinceramente, nós (público) somos só os espectadores, enquanto eles estão lá na frente comandando esse “belo” espetáculo.

Desabafos à parte, vamos falar de coisas boas: o hambúrguer premium e a embalagem estilizada do McDonald’s Japão. Isso sim é bem legal! Além de ser um lanche gourmet, com fatias de abacaxi, bacon, queijos nobres, molho de trufas, entre outras iguarias, a embalagem é tão elegante que dá até vontade de guardar. Com certeza você se destacaria em meio à multidão se levasse aquela boa e velha marmita no saquinho estilo Mac.
Quem já pensou que poderia ir ao fast-food mais popular do planeta e pedir um lanche com ingredientes finos? Se essa moda pegar, com certeza vai ter muito concorrente descendo do salto por aí!

GUILHERME Azevedo
Atendimento e planejamento da LB Comunica,
violonista de 7 cordas, sambista e palmeirense

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...