8.14.2013

O jeito “Pleonasmo” de ser...

É muito comum ouvirmos por aí algumas redundâncias dentro de algumas expressões. Apesar do nome feio, pleonasmo nada mais é do que a repetição de um termo já expresso em uma oração. O que acontece é que as pessoas falam, outras escutam e acabam reproduzindo a mesma expressão de forma errônea, pois não param para pensar no que estão falando.

Vejamos alguns exemplos de pleonasmos encontrados nas expressões das mais diversas áreas de uma agência. Um bom exemplo relacionado à área de marketing  é: “O lançamento do novo produto será em...”. Mas se é lançamento é porque o produto é novo, não? Então, cabe a quem fala excluir a palavra “novo”.  Outra expressão bastante utilizada nas áreas de Criação é “vou criar uma nova ideia”. Se vai criar, com certeza será algo novo, certo?

Para os designers e arte finalistas, o famoso “acabamento final” é um grande pesadelo – literalmente. A própria palavra acabamento já implica que está chegando ao fim, então não é necessário colocar o “final” depois da palavra acabamento apenas para afirmar que o acabamento do projeto está no final.

Não só na área de atendimento, mas em diversas outras áreas, sofremos com o “adiar para depois”. Oras bolas, se estamos adiando já fica claro que estamos deixando certa tarefa para depois.

Outro dia, escutei uma que me deixou intrigada: “24 horas úteis”. O que quer dizer exatamente 24 horas úteis? As horas não são dias para serem úteis. Como se pode medir 24 horas úteis? O que se pode dizer é que o atendimento será dado no prazo de 24 horas, por exemplo, ou no prazo de dois dias dentro do horário comercial, o que engloba um horário específico no qual a maioria das empresas e comércio realiza suas atividades.

Esses foram alguns exemplos de expressões redundantes que encontramos em nosso dia-a-dia, por isso é importante ficar atento e ouvir antes de falar uma dessas pérolas. Usar uma expressão há anos não significa que ela esteja correta apenas porque todo mundo diz assim.

A partir de agora, fique atento para não cometer mais redundâncias de hoje em diante (rsrsrsrsrs).


MICHELLE Segantini
Redatora e assessora de imprensa na LB Comunica,
apaixonada por gatos e mais uma no bando de loucos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...