8.12.2013

Sorria mais!

A pergunta que não quer calar: é possível sorrir todos os dias no trabalho? Digamos que a resposta não venha de imediato, mas com certeza nos questionamos todos os dias sobre isso. E ainda mais, esta é uma pergunta batida nas reuniões de RH das mais variadas empresas e segmentos, embora o enfoque seja um pouquinho diferente: é possível motivar os meus colaboradores todos os dias?

Mas espera aí... o que esse blog, que fala especificamente sobre comunicação, redação, publicidade, tem a ver com tudo isso? Só tudo, amigos!

A brincadeira começa bem lá atrás. No momento da contratação de um novo funcionário, além de todas as questões burocráticas – e não menos importantes, como salário, benefícios, registro, etc – inicia-se também o processo de identificação entre colaborador e empresa. Aqui a gente põe em prática o velho jargão “a primeira impressão é a que fica”.

Para quem diz a remuneração é sempre o mais importante, ou que não dá a mínima para o ambiente de trabalho se o seu salário tiver X casas decimais, pode estar cometendo um grande engano. Dinheiro não é tudo quando o assunto é motivação. É aí que entra a nossa querida comunicação.

Aquela simbólica lembrancinha no dia do advogado, engenheiro, farmacêutico, que você encontra em sua mesa, faz toda a diferença. Um simples e-mail de boas-vindas ou aniversário demonstra o reconhecimento ao profissional e isso reflete diretamente em como ele “vende” a empresa em que trabalha para seus amigos familiares. Podemos dizer que ele se torna uma espécie de “embaixador da marca”.

Um exemplo claro pode ser encontrado nas ruas caóticas e cheias de trânsito de São Paulo: você já se deparou com um cidadão vestindo verde fluorescente e entregando aquele jornal gratuito nos faróis e cruzamentos da cidade? É sempre legal ter notícias fresquinhas e de graça, não é? Mas você já reparou que eles estão sempre muito bem-humorados? Rindo à toa, fazendo piadas e descontraindo um pouco que seja o seu dia? Perceba também que essa maneira de agir interfere diretamente em como você cria uma imagem da empresa/marca para qual ele trabalha? Pode até ser que você não goste do tipo de informação fornecida pelo jornal, ou que já assine outro periódico, mas vai lá pegar um exemplar e ouvir um grande “obrigado” sorridente do rapaz vestindo o verde brilhante. Pense um pouco: se ele fosse um grosseirão e mal-humorado (no estilo Spoleto, versão Porta dos Fundos), você se daria ao trabalho de pegar o jornal?
A partir daí entramos em um círculo vicioso, que resulta diretamente nos resultados financeiros da empresa. Pensamos:


Não é mágico? Obviamente que não seremos cartesianos ao ponto de afirmar que essa fórmula, se aplicada corretamente, trará resultados imediatos. A gente sabe que é uma questão cultural, que demanda tempo e esforço dos envolvidos, principalmente da liderança. Mas não podemos negar que influencia diretamente nos resultados da empresa.

Então, pense duas (mil) vezes antes de afirmar que a comunicação é só gasto e que não traz benefícios algum. Se pensada estrategicamente e operacionalizada corretamente, contribui, e muito, com o sucesso do negócio!
GUILHERME Azevedo
Atendimento e planejamento da LB Comunica,
violonista de 7 cordas, sambista e palmeirense

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...