8.07.2013

Quer ser compreendido? Escreva fácil, escreva para o seu público!


Muita gente se espanta quando não é compreendido. Mas o fato é que, se o destinatário não entendeu a mensagem, a falha é de quem a emitiu. Às vezes, escrever de uma forma clara e fácil é muito mais difícil do que escrever de forma rebuscada, repleta de termos técnicos ou com uma redação que exige mais de uma leitura para ser entendida.
Uma das diretrizes que eu adoto é ter um olhar especial para o público-alvo que se quer atingir. Muitas profissões têm jargões e alguns profissionais se esquecem de deixá-los de lado quando falam com o leigo. Se uma mãe leva o filho ao pediatra, a última coisa que ela quer saber é sobre a erudição do médico. Ela já confia nele se o procurou e está em busca de uma solução. Assim, neste momento, é muito mais eficaz dizer que a criança tem falta de ar antes de dar eventual tratamento do que falar que ela apresenta dispneia. Se preferir, diga os dois, mas não apenas o termo técnico.
O mesmo ocorre com diversas outras profissões. No caso dos profissionais do direito, por exemplo, é comum ouvir expressões que chegam a assustar os clientes, como inversão do ônus da prova (situação em que a obrigação de provar passa para a outra parte do processo) ou desconsideração da personalidade jurídica (o fato de deixar de ver a empresa como uma pessoa jurídica para ter acesso aos bens dos sócios, das pessoas físicas responsáveis pela empresa, eventualmente para quitar suas dívidas). Assim, por que não substituir o termo “rol”, tão comum para os advogados, por “lista” e “no caso em tela” por “no caso em questão”?
Minha sugestão: o uso de jargões é excelente e torna mais rápida e fácil a comunicação com os colegas de profissão, mas evite-os quando realmente quiser ser entendido por quem não é do seu ramo.


ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

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