Se você aposta friamente nas estratégias de marketing com foco em aumento de vendas e vive só com os números e porcentagens na cabeça, já passou da hora de dar uma atençãozinha especial para um outro ponto que mexe com seus consumidores, aliás - que faz com que eles se apaixonem.
Vamos aproveitar essa época do ano onde todos estamos com os sentimentos mais à flor da pele, com o coração mais aberto e vamos falar de amor, ou melhor, de share of heart.
Esse nome pomposo nada mais é do que a parcela de consumidores que estão in love por determinada marca.
Vamos deixar a timidez de lado e sejamos claros: o fato é que ações de relacionamento (em muitos dos casos por meio das redes sociais que permitem uma aproximação e interação ainda maior entre marca x consumidor) são capazes de gerar esse envolvimento afetivo que, na maior parte das vezes, influencia – e muito – o consumidor no momento de decisão sobre a compra. E o objetivo é muito simples: agregar valor e engajamento. Depois disso, o amor é consequência.
Esse vínculo de afeto costuma ser mensurado por meio de pesquisas qualitativas que pontuam qual é o espaço que aquela marca detém no “coração” do consumidor. E uma vez apaixonado, o buzz que esse consumidor gera é incrível. São postagens no Facebook, fotos, comentários em blogs e, porque não andar por ai com a marca que você ama estampada no peito?
Muitas marcas estão atentas à importância dessa conquista e atuam fortemente em busca de maior parcela de share of heart. Starbucks que o diga!
Então vamos lá, todos atentos para a pergunta: quais são as marcas que você mais gosta? Posso apostar que grande parte das que estão em sua listinha de preferidas já sabem muito bem que, além de estar na sua cabeça, precisam conquistar o seu coração. Óun.
BIANCA Franzini Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros |