12.06.2013

Quantidade não é qualidade

O que acontece quando uma agência cheia de iniciativa encontra um cliente cheio de coragem e sem medo de inovar? Sucesso na certa!

Hoje em dia é mais do que comum ver grandes companhias respondendo às indagações de seus clientes de forma criativa no Facebook e Twitter, ou até mesmo empresas concorrentes interagindo entre elas com aquele toque de criatividade. Até aí nada de mais, as mídias sociais realmente demandam esse aspecto bem mais informal de quem faz parte da rede. Eis que, há alguns dias, surge um outro caso interessantíssimo e muda todo o panorama que conhecemos até então.

Mensalmente, alguns veículos que abordam temas sobre marketing e comunicação publicam listas de páginas que mais cresceram no período. Os números são exorbitantes e passam com facilidade pela casa dos milhões. Porém, um outro aspecto muito mais importante entra em jogo quando falamos de cases de sucesso nas mídias sociais: o engajamento.

Se a sua página tem 20.000 likes e o seu público não interage com a marca, de nada adianta. E o pior é que, como muitos clientes por aí não se atentam para esse aspecto, ficam impressionados com números que, por vezes, não dizem quase nada.

Ok, ok! Mas qual é o grandioso caso que mudou o universo das mídias sociais? Há tempos o Burger King já havia inovado com aquele lance de excluir amigos para ganhar um sanduíche, vocês se lembram? Acontece que agora o braço norueguês da companhia mexeu não só com os seus fãs, mas também com o concorrente. O negócio foi o seguinte:

Em sua fanpage do Facebook, o Burger King disse assim: “Aí galera, queremos saber quem realmente gosta da gente. E, por isso, criamos uma página especial para os nossos fãs. Se você é um desses, dê um like nela... mas se você não é, de boa, a gente nem fica chateado e ainda paga um Big Mac para você!”. O quê, caras? Como assim? Os caras estão se propondo a pagar um lanche do concorrente e, de quebra, perder alguns fãs? Seria loucura ou uma dose extrema de coragem?


Os resultados oficiais foram: 30.000 fãs a menos, 30.000 Big Macs enviados por correio e 30.000 cartas de despedida enviadas pelo B.King aos “arregões”. Nossa, que sucesso, hein? Pera aí, caras! Ainda tem o outro lado. Com tudo isso, a marca conseguiu arrastar 8.000 likes insanos para a página de Verdadeiros Fãs (True Fan) da companhia. E, com isso, foi constatado que o nível de engajamento entre o Burger King e o seu público aumentou em cinco vezes! Isso aí, cinco vezes! É um número bem mais relevante quando tratamos de interação, imagem da marca, reputação, entre tanto outras nomenclaturas “RPísticas”.


Por isso eu digo, caros amigos: quantidade não é qualidade! E inovação, coragem e uma dose de persuasão não fazem mal a ninguém! Assim a gente consegue se destacar da massa!

GUILHERME Azevedo
Atendimento e planejamento da LB Comunica,
violonista de 7 cordas, sambista e palmeirense

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