4.07.2014

Desafio: uma palavra por dia

Outro dia me deparei com uma palavra até então desconhecida: precautório. Estava fazendo uma revisão de texto e achei que era um erro, que deveria ser precatório, aquela palavrinha desagradável para todos aqueles que são credores da Fazenda Pública e, em geral, precisam esperar bastante para receber.  De acordo com o Ministério do Planejamento, “quando um cidadão ou uma empresa ganha um processo judicial contra o Estado e tem direito a indenização, o pagamento do valor devido é feito por meio dos chamados precatórios”.

Bom, erro não era. Fui procurar no dicionário (veja a sintonia com a minha colega Suzane Almeida, no post “Cadê o dicionário?”) e encontrei uma palavra nova. Descobri que é um adjetivo e significa “que encerra ou implica precaução; relativo à precaução”. Quer dizer, então, que uma pessoa pode adotar medidas precautórias.


A descoberta deu uma sensação boa, acho que aparece para lembrar que sabemos tão pouco e tem tanta coisa nova por aí que nem dá para imaginar. A internet facilitou tudo, temos trilhões (nem temos noção do que é isso, mas é muito mais) de informações e, às vezes, passamos tempo demais sem incorporar palavras novas ao vocabulário.


E aí, topa encarar o desafio de 30 palavras novas em 30 dias? Envie as suas para nós, com o significado ou dentro de um contexto! Quem sabe vamos conseguir publicar uma lista inovante (é a minha palavra de hoje, que significa inovadora, que ou o que inova, propõe ou faz inovações) para tornar nossa comunicação mais criativa, dinâmica e divertida.

ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...