4.11.2014

É Big? Big o quê? Big Data?

Ok, já vou começar o post admitindo que esse assunto seria bem mais comum num blog focado em Tecnologia da Informação, mas vocês concordam que pra panelinha da comunicação é mais do que obrigatório estar atualizado sobre as próximas tendências, certo? Então corre, porque nesse assunto, quem nunca ouviu falar já está pra lá de atrasado, viu?!


O Big Data, que pode ser conhecido como “mega dados”, nada mais é do que um maior armazenamento de dados e com mais velocidade. É claro que nada é assim tão simples e, aliás, tem tantos “Vs” nessa brincadeira que vamos focar apenas em três, considerados os principais:

Velocidade - A busca pelo tempo real
Que tempo é dinheiro todo mundo sabe, mas para alguns negócios, minutos podem ser cruciais (como análises de dados, pagamentos, etc). O Big Data possibilita essas informações em tempo real e abre um leque de possibilidades para muitas áreas de negócios. Segundo uma matéria publicada no site O Globo, uma rede de vestuário, por exemplo, com o uso do Big Data foi capaz de controlar em tempo real seu fluxo de mercadoria e cruzar os dados do GPS dos caminhões dos seus fornecedores. Sensacional, não?

Volume (volume dos dados)
De Gigabytes para Terabytes, agora é a vez dos Petabytes e por aí vai... Só pra vocês terem uma ideia da dimensão, atualmente, são contabilizados em média 12 Terabytes de Tweets por dia. UAU!

Variedade
Esse, particularmente, é o ponto que acho mais interessante do Big Data. Ele pode capturar e analisar dados dos mais diversos tipos sejam estruturados ou não estruturados, áudio, vídeo, texto, sensores, navegação Web, etc.

E aí eu pergunto: “o que é que essa tecnologia toda tem a ver com marketing e comunicação?”. TUDO!

Quer mais alguns exemplos? Naquela mesma matéria do portal O Globo, são citados alguns casos que estão diretamente ligados com nosso segmento de atuação, veja só!

"O Big Data foi utilizado por uma companhia que tira fotos de satélites e vende aos seus clientes informações (obviamente, em tempo real) sobre a disponibilidade de vagas de estacionamento livres, pode?! 

E que tal conhecer a fundo o seu cliente e suas preferências de consumo? Uma varejista americana consegue controlar as combinações de produtos que os seus clientes colocam no carrinho..."

Impressionado? Pois é, meu caro, o Big Data, na prática, é capaz de analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real. E aí? Ainda acha que não tem nada a ver com comunicação e marketing?




É complexo, de fato, mas para se inteirar um pouquinho mais sobre o assunto, vale assistir ao filme Moneyball (O homem que mudou o jogo). Nele o Big Data é utilizado por um gerente de um time de beisebol para reunir um elenco de primeira linha sem gastar muito dinheiro. Vale a pena ver! ;)

Para saber mais sobre o assunto clique aqui!

BIANCA Franzini
Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola
de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...