Em uma das minhas leituras matinais (ou vespertinas ou noturnas) me deparei com uma notícia um tanto quanto curiosa: colecionadores do álbum de figurinhas da Copa do Mundo reclamam sobre a inclusão de cromos com ilustração dos patrocinadores da publicação.
Bom, se você, caro leitor, espera uma análise sobre as figurinhas, o álbum ou a qualidade do impresso, infelizmente não o farei. Nunca comprei ou colecionei! Não sei o porquê, enfim, nunca me interessei pelo assunto. Sorry!
O fato é que o álbum da Copa do Mundo ter patrocinadores não é algo novo ou anormal, porém introduzir imagens dentro dos pacotes de figurinhas causou furor entre os colecionadores, pois esta polêmica figurinha não é uma a mais no pacote, ou seja, um pacote que vem com cinco, quatro são de jogadores e uma da marca. Pronto, confusão instaurada!
Isso nos faz questionar qual o limite da interferência de uma marca patrocinadora no produto final. Em um comunicado, a Panini, editora do álbum, explica “que a presença das figurinhas é uma forma de valorizar os patrocinadores do álbum, e que é graças ao apoio dessas empresas que foi possível o desenvolvimento e a distribuição do produto”. E acrescenta que para completar o álbum é preciso adquirir TODAS.
Compreensivelmente, alguns colecionadores começaram a reclamar nas redes sociais sobre esta prática e condenando-a. Como já mencionado em um post anterior (leia aqui), o patrocínio é mais que um investimento monetário, é a associação de uma marca a uma determinada ação, e, quando ela causa um impacto negativo, pode ocasionar perdas às empresas patrocinadoras. É preciso discernimento para apoiar algumas ações, principalmente quando o produto é tido como tradicional e, neste caso, ninguém quer pagar por um cromo que vem com a imagem de uma marca.
O álbum oficial da Copa do Mundo Fifa 2014 conta com 649 figurinhas, sendo nove cromos de patrocinadores. Se você é um destes aficionados e se sente prejudicado, a Panini está recolhendo os cromos especiais e trocando pelas dos jogadores. Para isso, basta entrar em contato com a empresa. #FicaDica
CAMILA Borges Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica, é Pottermaníaca, aspirante a cinéfila e troca qualquer balada por um bom festival de rock |