6.23.2014

Coisas de português

Sabemos que a língua portuguesa nem sempre facilita a nossa vida, não é?! Afinal, apenas colocando ou tirando um acento podemos modificar completamente o significado de uma palavra. 

Gramática nem sempre é a matéria adorada na escola ou cursinhos (tenho que confessar que a minha era Literatura!), mas é imprescindível dominá-la para estabelecer uma comunicação objetiva e concisa. Claro que não é preciso escrever de forma rebuscada no dia-a-dia, não precisamos ser exímios escritores com o dom da palavra, mas convenhamos que cometer erros gramaticais é muito feio! 


Tenho um lema que é bem simples: “Escreva de forma simples. Escreva corretamente!” 

Com isso, ao longo do tempo fui acumulando alguns macetes e dicas simples para tentar não errar com o nosso querido português, que vão desde dicas do professor Pasquale na Tv Cultura (alguém lembra disso?) até dicas da internet, que se você souber utilizá-la corretamente é uma ótima companheira. Sendo assim, #FicaaDica! 

Não sabe se é mal ou mau? Simples, coloque as palavras em ordem alfabética: 

Mal = Bem 
Mau = Bom 

Com certeza que esta palavra se escreve separada! 

Mas é para uma ideia contrária e mais é no sentido de soma... 

Conserto é do verbo consertar e concerto é aquele de música, com vários músicos, sabe?! 

Ele tem, eles têm. Coloque acento quando a palavra estiver no plural. Ahhh e assento é de carro, avião, ônibus..... 

dez anos que ele faz a mesma coisa.” “Há” com “h” indica tempo, sendo assim, não é preciso colocar “há dez anos atrás que ele faz a mesma coisa”, afinal, seria redunadante, não é?” 

“Conheceu Carlos através de Ana.” O “através de”, no sentido literal, significa “de um lado a outro”, “transpor”, “cruzar”. O certo seria “Conheceu Carlos por meio de Ana.” Na dúvida, substitua por “intermédio de”, isso ajuda e muito! 

Coisas simples, mas que no dia a dia fazem a diferença. Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!
CAMILA Borges
Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica, é Pottermaníaca,
aspirante a cinéfila e troca qualquer balada por um bom festival de rock

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...