Muitas pessoas acham que o trabalho de um assessor de imprensa está somente relacionado a fazer o meio de campo entre a organização e os veículos de comunicação com os disparos de releases.
Para que haja um excelente relacionamento entre organização, assessoria e veículos é preciso que os comunicados voltados à imprensa sejam estrategicamente trabalhados no seu devido lugar.
Para que haja um excelente relacionamento entre organização, assessoria e veículos é preciso que os comunicados voltados à imprensa sejam estrategicamente trabalhados no seu devido lugar.
Bom, mas antes de dar algumas dicas para quem deseja ser um assessor e se dar muito bem nessa carreira, vamos falar um pouco sobre o que esses guerreiros desempenham no seu dia a dia.
Entre tantas coisas tão importantes são eles que cuidam da qualidade da exposição da empresa ou pessoas que eles assessoram, informam a mídia sobre estudos e pesquisas que possam virar notícia, além de algo muito importante: preparar seus clientes para estarem aptos a receberem jornalistas quando forem solicitados ou até mesmo naqueles momentos de crise, que muitos não sabem ao certo o que falar e o momento exato de parar de comentar sobre o assunto.
Mas para que isso tudo aconteça de maneira eficaz, cabe ao assessor se planejar e ter sempre em mente foco no resultado, seja no momento de se redigir um release, entrar em contato com a imprensa para oferecer alguma pauta ou sugestões estratégicas para os terríveis momentos de crise.
Então analisei e percebi que para ser um excelente assessor de imprensa não existe muito segredo. Tenho algumas dicas simples, porém poderosas para que esses profissionais executem cada vez mais com perfeição suas funções.
1. Ofereça pautas que sejam interessantes para a imprensa;
2. Aplique um bom media training em seu cliente;
3. Conheça os veículos e profissionais certos para o seu cliente;
4. Enriqueça suas sugestões de pauta com dados e pesquisas;
5. Mantenha um bom relacionamento com a imprensa.
SUZANE Almeida Recepcionista da LB Comunica, estudante de comunicação, aspirante a blogueira de moda e personal stylist |