7.07.2014

Ontem Orkut, por enquanto Facebook

O Google anunciou no último dia 30 de junho o encerramento do Orkut no dia 30 de setembro deste ano e, desde então, já não é mais possível criar uma conta no site, quem diria não?

Quem pegou o Orkut bem no comecinho e acompanhou o seu desenvolvimento, com certeza presenciou uma das redes sociais mais legais que já existiram em paralelo ao MSN. Logo no começo da rede social, que bombou mais no Brasil do que em qualquer outro lugar, era necessário que um amigo o convidasse para que então fosse possível abrir uma conta no Orkut. Com o tempo, os famosos murais de recados, scraps e comunidades foram tomando conta da rede que cada vez mais se popularizava, ao ponto de ser taxado de estranho o indivíduo que não fizesse parte da rede social (Isso lembra alguma coisa?). Pois bem, o Facebook hoje em dia é mais ou menos assim também.


O Orkut começou a perder forças logo depois de um tempo que o Facebook começou a se popularizar no País. As pessoas foram migrando, achando melhor e cada vez menos pessoas acessavam o Orkut, exceto eu e algumas outras centenas de pessoas que entravam esporadicamente para visualizar os depoimentos no perfil, as comunidades, rever algum scrap... pois bem, este tempo está acabando, e se você quiser rever, salvar ou fazer qualquer outra coisa parecida, você tem somente até 30 de setembro.

E quem diria que isso aconteceria né? Com certeza enquanto você usava o Orkut, deve ter dito a você mesmo: “Parar de usar o Orkut? Nunca! Não consigo imaginar um mundo sem Orkut, blá, blá”. Pois o mundo ficará sem o Orkut logo, logo, e esse mesmo pensamento que tínhamos sobre o Orkut é o mesmo pensamento que hoje você, eu e empresas pensamos a respeito do Facebook.

O Facebook se popularizou e cresceu tanto, que empresas usam para marketing e comunicação, artistas usam de forma pessoal e profissional, pessoas do mundo inteiro usam, fazendo dessa rede uma das maiores e mais ricas redes sociais do mundo e deixando todos um pouco dependentes.

Ontem foi o Orkut, atualmente é o Facebook, será que um dia, talvez perto ou longe, o Facebook poderá ser substituído, deixar de existir? Sumir da rede?
Ninguém sabe e não tem como prever. O mundo tecnológico e a comunicação mudam tanto, que temos que estar sempre nos adaptando a novos produtos, a novas marcas, a novos conceitos, tudo para se encaixar na sociedade e tentar ao máximo se comunicar da maneira que for possível e mais viável.

RAFAEL Freitas
Estagiário de atendimento e planejamento da LB Comunica, estudante de Marketing,
antenado em tudo o que rola de novo no mundo da música e apaixonado por séries

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...