No dia a dia, é muito comum ouvirmos o termo Endomarketing quando nos referimos à Comunicação Interna, e vice-versa. Entretanto, temos que ficar atentos, pois muito além da nomenclatura, essas duas coisas se divergem.
Explicando de forma simples e rápida, a Comunicação Interna consiste em ações de comunicação para os seus diversos públicos, a fim de disseminar informações importantes de forma unificada. Ela é feita de forma estratégica, utilizando diversos veículos de comunicação, como jornais internos, murais, boletins informativos, etc.
Para o autor J.B Pinho, estudioso da área, “a Comunicação Interna é o padrão de mensagens compartilhado pelos membros de uma organização; é a interação humana que ocorre dentro das organizações e entre os membros das mesmas.”.
Agora partindo para o Endomarketing ou, como também é conhecido, Marketing Interno, conseguimos visualizar essas diferenças. O Endomarketing visa à aplicação das técnicas de marketing para o público interno de uma empresa. É quando passamos a chamar o funcionário/colaborador de cliente interno. Com isso, é possível elaborar campanhas de engajamento deste público-alvo e conseguir que ele “compre” a missão, diretrizes e filosofia da organização.
Em meus anos de faculdade este debate sempre esteve em pauta. Alguns autores defendem que ambos os termos se equivalem e outros que há uma grande diferença, atribuindo a Comunicação Interna à área de Relações Públicas. Enfim, é algo que eu acredito que continuará a ser tema em rodas de conversas e embate entre profissionais, mas o importante é ter em mente o significado de cada uma. Boa discussão!
CAMILA Borges Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica, é Pottermaníaca, aspirante a cinéfila e troca qualquer balada por um bom festival de rock |