8.25.2014

A fórmula mágica da criatividade

Muito trabalho duro + Curiosidade constante = Criatividade. Resolvi dizer isso logo no início caso você realmente queira investir um tempo para aprimorar sua capacidade criativa ao invés de ficar aqui acompanhando meus devaneios.

Você ainda está aqui? Então vamos confabular sobre esse processo.


Seguinte, se você exerce alguma dessas ditas “profissões para pessoas criativas” já deve ter vivido algum momento em que pessoas que não lidam com isso te olham como se você pudesse transformar grama em bacon. E, se você não trabalha com isso, talvez já tenha olhado para alguém da área e dito ou pensado “Nossa, como fulaninho é criativo, né?”. A verdade é que resolver problemas de forma criativa é o tipo de coisa que todos nós precisamos fazer o tempo todo.

A coluna vertebral do argumento publicitário, por exemplo, é a empatia entre o discurso da marca e o público-alvo. Nós conseguimos estabelecer essa ligação principalmente falando de uma forma que lhes seja comum, ou falando diferentemente de algo que lhes seja comum, mas quase sempre nós temos um alicerce que faça o target se sentir em casa. Seja a roupagem ou o tema central.

E aí fica a pergunta “Mas se estamos utilizando algo que já existe, como isso pode ser criação?”. Bom, eu vou te dizer que quando descobri que dava para fazer doce de leite apenas colocando a lata de leite condensado pra cozinhar em uma panela de pressão eu achei bastante criativo, viu?!

Por isso eu defendo que criatividade nada mais é do que inteligência constantemente aplicada em algo. Até com arte é assim. Arte, em geral, é a habilidade técnica de exteriorizar um ponto de vista particular. Não é necessariamente criação. Na prática trata-se de uma descoberta. Seja no teatro, na pintura, escultura, etc. Chamar a roda de criação é fácil, já que não acompanhamos as inúmeras tentativas anteriores de fazer algo que produzisse seu resultado. É tudo questão de observação e experimentação, totalmente empírica como em qualquer ciência. Se você treina isso no seu dia a dia, com o tempo aprende a dominar alguns caminhos para desenvolver soluções criativas em qualquer âmbito da sua vida.

MARCELO Rodrigues
Assistente de criação na LB Comunica
e apaixonado por games, HQs, filmes e seriados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...