8.13.2014

Propaganda e criatividade

Não é preciso ser um profissional da área ou mesmo um conhecedor afinco sobre o assunto para saber o que é e como funciona uma campanha publicitária. Porém, para aqueles que talvez não saibam ao certo, aqui vai uma explicaçãozinha simplória, mas eficaz:

Campanha publicitária é todo o esforço de comunicação que uma empresa/anunciante faz, contemplando um conjunto de ações, a fim de se atingir o objetivo pré-determinado.


A campanha publicitária pode ser formada por diversas peças, sendo distribuídas e planejadas em diversos canais de comunicação, mantendo sempre uma sinergia na mensagem transmitida, independente da mídia utilizada.

Passada essa teoria, gostaria agora de mergulhar no tema que separei para vocês esta semana, que é a campanha publicitária do BOM NEGÓCIO.COM. Certamente você já viu algum dos diversos filmes que eles fizeram para a tv aberta e se “matou” de rir com as histórias.

A bem humorada campanha da empresa de classificados gratuitos, foca no que seu site faz: vender/anunciar objetos que você não utiliza mais. Porém, como informar esse serviço de forma criativa e diferenciada, permanecendo na mente do consumidor?

A resposta veio com a utilização de personalidades brasileiras nas campanhas (e também estrangeiras, caso do Maradona), com uma pitada de humor e muito carisma.

Uma pesquisa do DATAFOLHA do mês de julho mostrou que a propaganda do BOM NEGOCIO.COM foi a mais lembrada pelos telespectadores. E, aproveitando este momento onde o conteúdo viral está “bombando”, a campanha da empresa pega onda nas redes sociais e aumenta cada vez mais a popularidade de seus filmes.

A empresa já ilustrou suas propagandas com artistas como: Sergio Malandro, Narcisa Tamborindeguy, Paulo Gustavo, Compadre Washington e Supla. Agora chegou a vez da transformista Rogéria.

É bem verdade que o comercial já gerou polêmica, tendo que ser retirado do ar, segundo recomendação do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), por conta da expressão “ordinária” que o cantor da banda baiana “É o Tchan” dizia.

Porém, a irreverência e o humor fazem parte da cultura do povo brasileiro e, na minha singela opinião, as propagandas ganham e MUITO com esse mix. Que venham as próximas!

FELIPE Sandre
Atendimento e Planejamento na LB Comunica,
peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...