Se por acaso te perguntassem o que um líder precisa ter ou fazer para conquistar uma liderança de sucesso e ser capaz de engajar sua equipe para atingir os melhores resultados numa companhia, você teria a resposta na ponta da língua?
Foi pensando nisso que “outro dia” resolvi pegar um livro sobre o tema e dedicar algumas horas para tentar esclarecer essa questão. E o livro escolhido foi: “Qualidades que fazem de você um líder”, da autora Sheila Murray Bethel (muito bom, recomendo!).
Foi pensando nisso que “outro dia” resolvi pegar um livro sobre o tema e dedicar algumas horas para tentar esclarecer essa questão. E o livro escolhido foi: “Qualidades que fazem de você um líder”, da autora Sheila Murray Bethel (muito bom, recomendo!).
Páginas vão, páginas vêm, e encontrei uma lista em que a autora aponta doze denominadores comuns para aqueles que, de fato, desempenham uma liderança de sucesso. Para Bethel, os líderes:
1 Tem uma missão de peso;
2 Pensam de forma grandiosa;
3 Possuem elevado senso ético;
4 Dominam as mudanças;
5 São sensíveis;
6 Assumem riscos;
7 Tomam decisões;
8 Usam sabiamente o seu poder;
9 Comunicam-se com efetividade;
10 São criadores de equipes;
11 São corajosos;
12 Envolvem-se.
Particularmente (embora eu concorde com todos os pontos), confesso que o item de número 10 chamou a minha atenção. É claro que, na prática, todos sabem que o conceito de liderança nada mais é do que estar à frente de uma equipe, mas se pensarmos por um instante, há um significado muito maior por trás desse título.
Liderar não é apenas alcançar objetivos organizacionais, é ser capaz de influenciar o comportamento humano e, mais do que isso, está sempre (repito, sempre) atento a sua equipe. Um líder de sucesso é aquele que se preocupa com o seu time e transmite claramente a mensagem de que “está sempre aberto para ouvi-los”, seja por boas ou más notícias, pois as pessoas são sempre a prioridade. Até porque, fazendo minhas as palavras da nossa diretora, Camila L. N. Smith de Vasconcellos, “uma empresa não é um CNPJ, mas um conjunto de CPFs”.
Detalhes técnicos do livro:
BETHEL, Sheila Murray. Qualidades que fazem de você um líder. São Paulo: Makron Books, 1997. 273 p.
E para quem quiser se aprofundar mais um pouquinho no tema, eu indico outros livros sobre liderança e engajamento de equipes:
BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995. 150 p.
HELLER, Robert. Como ser um líder eficaz. São Paulo: Publifolha, 2000. 72 p.
HELLER, Robert. Como motivar pessoas. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 1999. 72 p.
BIANCA Franzini Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros |