8.06.2014

No fim das contas, tudo se resume a um conjunto de CPFs

Se por acaso te perguntassem o que um líder precisa ter ou fazer para conquistar uma liderança de sucesso e ser capaz de engajar sua equipe para atingir os melhores resultados numa companhia, você teria a resposta na ponta da língua?

Foi pensando nisso que “outro dia” resolvi pegar um livro sobre o tema e dedicar algumas horas para tentar esclarecer essa questão.  E o livro escolhido foi: “Qualidades que fazem de você um líder”, da autora Sheila Murray Bethel (muito bom, recomendo!). 


Páginas vão, páginas vêm, e encontrei uma lista em que a autora aponta doze denominadores comuns para aqueles que, de fato, desempenham uma liderança de sucesso. Para Bethel, os líderes:

1 Tem uma missão de peso;       
2 Pensam de forma grandiosa;
3 Possuem elevado senso ético;              
4 Dominam as mudanças;           
5 São sensíveis;                
6 Assumem riscos;          
7 Tomam decisões;        
8 Usam sabiamente o seu poder;            
9 Comunicam-se com efetividade;          
10 São criadores de equipes;    
11 São corajosos;            
12 Envolvem-se.

Particularmente (embora eu concorde com todos os pontos), confesso que o item de número 10 chamou a minha atenção. É claro que, na prática, todos sabem que o conceito de liderança nada mais é do que estar à frente de uma equipe, mas se pensarmos por um instante, há um significado muito maior por trás desse título.

Liderar não é apenas alcançar objetivos organizacionais, é ser capaz de influenciar o comportamento humano e, mais do que isso, está sempre (repito, sempre) atento a sua equipe. Um líder de sucesso é aquele que se preocupa com o seu time e transmite claramente a mensagem de que “está sempre aberto para ouvi-los”, seja por boas ou más notícias, pois as pessoas são sempre a prioridade. Até porque, fazendo minhas as palavras da nossa diretora, Camila L. N. Smith de Vasconcellos, “uma empresa não é um CNPJ, mas um conjunto de CPFs”.

Detalhes técnicos do livro:
BETHEL, Sheila Murray. Qualidades que fazem de você um líder. São Paulo: Makron Books, 1997. 273 p.

E para quem quiser se aprofundar mais um pouquinho no tema, eu indico outros livros sobre liderança e engajamento de equipes:

BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995. 150 p.
HELLER, Robert. Como ser um líder eficaz. São Paulo: Publifolha, 2000. 72 p.
HELLER, Robert. Como motivar pessoas. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 1999. 72 p.

BIANCA Franzini
Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola
de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...