Quando ouvimos os termos “marca”, “branding” e “marketing” associamos logo a uma empresa, produto ou serviço. Mas você já parou para pensar que você também tem uma marca? Ou melhor, que você próprio é uma marca? Pois é, embora muitos de nós não tenha se dado conta disso, temos uma marca! Se trata de "marca pessoal", de "marketing pessoal” e de "branding pessoal".
Relacionando com os fundamentos de cada uma dessas expresses, vou esclarecer:
• marca pessoal é a percepção que as outras pessoas têm sobre você;
• marketing pessoal são as ferramentas e estratégias que você utiliza vender a sua imagem e;
• branding pessoal é o gerenciamento de sua marca.
Para a maioria das pessoas essa marca foi construída ocasionalmente. O problema de não ter a consciência deste processo é que você pode estar comunicando uma imagem diferente do que você gostaria de propagar. Construir a sua marca é juntar quem você é com o que você faz, permintindo transmissão da mensagem correta. E, assim como a marca de uma empresa, a sua também precisa ser gerenciada. É aí que entra o processo de branding pessoal.
Nesse processo de branding pessoal será possível alinhar o que se deseja emitir. É uma grande estratégia no campo profissional e competitivo, pois hoje escolaridade e experiência são obrigatórios, mas não suficientes para se destacar. As empresas estão constantemente à procura dos melhores candidatos para ocupar os seus postos de trabalho. Os conceitos e estratégias aplicados ao CNPJ são os mesmos aplicados a um CPF. Qualquer semelhança não é mera coincidência.
Algumas dicas sobre como manter uma boa imagem a todos que estão a sua volta é ter cuidados com a aparência, bom senso, maturidade, postura, paciência, responsabilidade, ética e, principalmente, humildade. Outra dica muito importante para quem chega em um ambiente novo é avaliar muito bem o entorno onde está se inserindo para ter discernimento suficiente sobre quais passos podem serem dados.
E não pense que por não conhecer pessoalmente um certo indivíduo, este não pode tirar conclusões sobre você. Hoje temos acesso às informações sobre qualquer pessoa em poucos segundos, com poucos cliques. Basta ir em qualquer buscador na internet e digitar o nome para analisar qual o perfil dessa pessoa e formar uma opinião. Nossas marcas repercutem 24 horas por dias na mídias sociais. Por isso, devemos gerenciar a forma como queremos ser percebido pelo mercado.
Assim como se constroi o processo de branding para a marca corporativa, a marca pessoal também não acontece da noite para o dia. O processo é alimentado diariamente e, caso haja alguma mudança de comportamento, com aspectos negativos, pode-se opor a percepção das pessoas em relação a você. Caso isso aconteça, você vai precisar de um plano de reposicionamento de marca. Para esse processo é muito mais difícil conseguir resultados eficientes do que quando não há uma opinão formada sobre você.
Hoje existem diversos livros e cursos que ajudam os profissionais a gerenciar suas marcas pessoais. E acredite: isso é vital para seu futuro. Então, por que não investir na marca mais importante do mundo? Você! Vamos lá, mãos à obra.
Relacionando com os fundamentos de cada uma dessas expresses, vou esclarecer:
• marca pessoal é a percepção que as outras pessoas têm sobre você;
• marketing pessoal são as ferramentas e estratégias que você utiliza vender a sua imagem e;
• branding pessoal é o gerenciamento de sua marca.
Para a maioria das pessoas essa marca foi construída ocasionalmente. O problema de não ter a consciência deste processo é que você pode estar comunicando uma imagem diferente do que você gostaria de propagar. Construir a sua marca é juntar quem você é com o que você faz, permintindo transmissão da mensagem correta. E, assim como a marca de uma empresa, a sua também precisa ser gerenciada. É aí que entra o processo de branding pessoal.
Nesse processo de branding pessoal será possível alinhar o que se deseja emitir. É uma grande estratégia no campo profissional e competitivo, pois hoje escolaridade e experiência são obrigatórios, mas não suficientes para se destacar. As empresas estão constantemente à procura dos melhores candidatos para ocupar os seus postos de trabalho. Os conceitos e estratégias aplicados ao CNPJ são os mesmos aplicados a um CPF. Qualquer semelhança não é mera coincidência.
Algumas dicas sobre como manter uma boa imagem a todos que estão a sua volta é ter cuidados com a aparência, bom senso, maturidade, postura, paciência, responsabilidade, ética e, principalmente, humildade. Outra dica muito importante para quem chega em um ambiente novo é avaliar muito bem o entorno onde está se inserindo para ter discernimento suficiente sobre quais passos podem serem dados.
E não pense que por não conhecer pessoalmente um certo indivíduo, este não pode tirar conclusões sobre você. Hoje temos acesso às informações sobre qualquer pessoa em poucos segundos, com poucos cliques. Basta ir em qualquer buscador na internet e digitar o nome para analisar qual o perfil dessa pessoa e formar uma opinião. Nossas marcas repercutem 24 horas por dias na mídias sociais. Por isso, devemos gerenciar a forma como queremos ser percebido pelo mercado.
Assim como se constroi o processo de branding para a marca corporativa, a marca pessoal também não acontece da noite para o dia. O processo é alimentado diariamente e, caso haja alguma mudança de comportamento, com aspectos negativos, pode-se opor a percepção das pessoas em relação a você. Caso isso aconteça, você vai precisar de um plano de reposicionamento de marca. Para esse processo é muito mais difícil conseguir resultados eficientes do que quando não há uma opinão formada sobre você.
Hoje existem diversos livros e cursos que ajudam os profissionais a gerenciar suas marcas pessoais. E acredite: isso é vital para seu futuro. Então, por que não investir na marca mais importante do mundo? Você! Vamos lá, mãos à obra.
PAULO Matos Jr Coordenador de criação na LB Comunica, rato de academia e baladeiro de plantão |