No último sábado, estive presente em um curso de Branded Content, com cerca de 45 pessoas, na sala de uma universidade aqui de São Paulo.
Fiz a minha inscrição há cerca de 1 mês, para tentar entender o que de fato significa Branded Content e como essa prática do marketing vem ganhando forma e importância nas estratégias de mercado das empresas.
O curso foi extremamente proveitoso, com uma explicação teórica sobre o tema, demonstrações de cases, vídeos e discussões em grupo, o que resultou em muitos insights e sanou diversas dúvidas minhas.
Tá, mas o que é então Branded Content?
Basicamente, como o próprio nome diz: é o conteúdo de marca. Ou seja, hoje em dia, os comerciais de 30 segundos, por exemplo, estão deixando de ter o objetivo puro e simples de comunicar o produto/serviço, interrompendo o consumidor com mensagens que ele não está disposto a ouvir.
Oferecer um conteúdo que gera atenção e interesse daquele determinado target passou a ser o caminho para se conseguir a atenção e engajamento do público-alvo.
Abaixo, separei algumas definições para entendermos melhor:
- “São formas diversas de entrar em contato com o público-alvo de uma empresa, oferecendo conteúdo relevante, diretamente relacionado ao universo macro daquela marca. "
- “Branded Content é quando o próprio conteúdo é promovido de alguma forma pela marca. ”
- “A marca produz conteúdo útil ou divertido e o liga à sua proposta de identidade. ”
Traçar uma narrativa, fazer um storytelling eficaz e projetar um roteiro, com emoção, tendo uma história verídica por trás, são algumas das dicas para a implementação de um conteúdo de marca de sucesso.
Você, certamente, já se deparou com alguma ação de Branded Content no seu dia-a-dia. Textos bacanas, infográficos, vídeos, fotos, ações de guerrilha, cartilhas, aplicativos, blogs e sites compõem o Branded Content. Há uma infinidade de plataformas para se fazer conteúdo de marca, especialmente na internet.
O grande objetivo dessa ferramenta é engajar o seu público, tentando levá-lo ao resultado pretendido, oferecendo algo importante, fazendo a marca ser lembrada por seus valores e não somente por conta da venda dos produtos X,Y ou Z.
Um exemplo que me emocionou e vocês devem ter visto é a “despedida da Kombi”.
É um clássico vídeo de Branded Content, em que a marca Volkswagen quis oferecer um conteúdo com forte apelo emocional, para relatar o término de fabricação de um produto ícone no mercado brasileiro.
Sucesso!
FELIPE Sandre Atendimento e Planejamento na LB Comunica, peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover |