9.01.2015

Estereótipos que estamos cansados de ver em propagandas


O estereótipo é uma generalização que as pessoas fazem sobre os outros de acordo com características, comportamentos e culturas. Geralmente, esses pressupostos são baseados em opiniões alheias, a propaganda reforça e é uma das principais criadoras de estereótipos. Com o tempo e o advento da internet, as pessoas acabaram ficando mais críticas e cansadas das mesmas coisas rodando.


Vamos começar do clássico! As propagandas de cerveja sempre mostram um grupo de amigos e, em determinado momento, um mulherão aparece. Podemos descrever milhares de peças publicitárias que seguem esse estereótipo. Mesmo as mulheres sendo consumidoras de cerveja, as peças sempre são voltadas ao público masculino e o corpo da mulher é usado como atração, como se estivesse sendo bebido. São tantas assim que até perdem a identidade, é difícil uma se destacar dessa maneira.


Aquela manhã perfeita em que o sol bate na janela e ilumina a mesa farta, com a família sorridente e unida usando aquela margarina dos deuses e que já não aguentamos mais ver nos intervalos. Tudo bem que o papel da propaganda é sempre passar o lado bom e maravilhoso do mundo, mas também esse tipo aí já deu.


Esse modelo é pouco comentado e não se enquadra em apenas um produto, mas sim em vários, de xampus a fraldas. Sempre que itens para bebês são envolvidos, as peças publicitárias mostram apenas a figura da mãe, nunca do pai. O que, de fato, chega até a ser ofensivo para ambos, pois o pai também participa da criação e cuidados dos filhos. A cada dia o homem tem sido mais ativo nesse quesito, a mulher não está sozinha e essa não é a sua única função em casa, como sugere as peças.


Parece que todas as propagandas de desodorantes são voltadas para homens e que todos eles têm capacidades mágicas, pois, além de atender às suas necessidades, atraem mulheres. Não importa a fragrância, a proteção, a durabilidade, sempre, em algum momento, o produto faz as mulheres se aproximarem. Sem contar aquela cena clássica do garoto propaganda descarregando todo o desodorante nele.


Por mais que as mulheres tenham cada vez mais destaque no mercado de trabalho, ainda são relacionadas à limpeza do lar. Em contrapartida, o homem de terno sempre é a personificação do sucesso profissional.

É claro que existem diversos outros estereótipos irritantes, fora os citados; além de serem batidos, podem ser ligados à falta de criatividade e a sua empresa acaba não tendo o destaque merecido, por estar dentro do universo “mais do mesmo” da publicidade. Quando esses paradigmas são quebrados, os produtos ficam em evidência, com cara de evolução.



THIAGO Jardim
Assistente de criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...