Uma autêntica e criativa história faz conexões emocionais, inspira e leva o público a uma jornada de mudanças e transformações. O meu assunto de hoje se trata de um processo que desperta os gatilhos mentais das pessoas para influenciá-las a tomar algum tipo de decisão.
Storytelling está em pauta e, para quem não conhece, é a mais antiga forma de contar histórias que representam como olhamos a diversos fatos e tomamos opiniões, dependendo da forma como as interpretamos.
O principal desafio dos publicitários que querem usar storytelling é aprender a entreter e transmitir uma mensagem. A técnica é usada no cinema, na TV, na literatura, no teatro e até na indústria dos videogames.
Escolhi quatro esclarecimentos de Storytelling em propaganda e marketing para vocês:
1. Para o que serve?
A atenção das pessoas é cada vez mais escassa, por isso, contar uma boa história é o caminho mais curto para conseguir a atenção de alguém. O único problema é que quando você (como marca, empresa, profissional) se propõe a contar uma boa história, deixa de concorrer com propagandas tradicionais e passa a concorrer com escritores, roteiristas e por aí vai. É preciso estar pronto para esse desafio!
2. Histórias são sobre pessoas e seus sentimentos
Toda história precisa de um personagem, pelo menos um, para desempenhar o papel de protagonista. E pouco importa se ele é humano, extra-terrestre ou robô, o importante é que tenha sentimentos de uma pessoa, a ponto de conseguir a identificação do público. Um exemplo é o Wall-e, um robô que não fala, mas que age e sente como se fosse um de nós, isso já basta.
3. Histórias são sobre eventos extraordinários
Sobre quais dias da sua vida você fala para seus amigos no bar? Aquele dia típico em que nada aconteceu, ou aquele coberto de coisas extraordinárias? Pois é. Intuitivamente a maioria das pessoas sabe muito bem contar histórias e cativar seus públicos. Já tem um personagem para gerar empatia? Ótimo. Agora faça algo totalmente fora da rotina acontecer em sua vida para que as pessoas comecem a prestar atenção.
4. Histórias mostram do que as pessoas são feitas
Toda história é sobre um personagem tentando vencer obstáculos para conquistar um objetivo que decorre de uma quebra de rotina. Sem esses obstáculos, as histórias ficam chatas! É preciso sempre haver uma dúvida se o personagem vai conseguir chegar lá ou não. Despertar curiosidade, intriga, mistério, vontade.
Se sua marca, empresa ou cliente contam uma história realmente boa, seus consumidores vão reagir mais ou menos do mesmo jeito que ao ouvir "Vocês não vão acreditar. Eu tenho um amigo que outro dia me contou que...".
ADRIANA Pinheiro Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica, curte uma boa caminhada e vive acompanhada de seus sons e notas musicais |