Depare-se com a seguinte situação: seu grupo não discutiu nem se reuniu para realizar um trabalho de no mínimo 50 páginas de um plano de comunicação, passado no mês anterior e que provavelmente terá que ser feito durante a madrugada, pois o deadline é no dia seguinte. Parece familiar?
Pois é, muitas vezes, devido à falta de cuidado com os prazos e disponibilidade dos membros do seu grupo, os projetos de faculdade acabam ficando para última hora e, geralmente, não resultam em um feedback muito positivo. Para que episódios como este não se repitam com tanta frequência em sua vida, tenha em mente algumas dicas para não se estressar nas entregas dos trabalhos:
1. Monte um cronograma: isso mesmo. Abra sua planilha Excel, ou até mesmo seu calendário manual, e organize cada passo do projeto, desde reuniões para discussão do conteúdo até prazos de entrega internos com seu grupo e não se sinta desconfortável em cobrá-los.
2. Estruture as etapas: desenhe um esqueleto com os pontos-chave de seu trabalho, ressalte aquilo que foi dado como importante na orientação para que não fiquem pontas soltas e dê ao seu projeto começo, meio e conclusão.
3. Foque em coesão: quem já não ouviu que o texto parecia um remendo que 5 ou mais pessoas escreveram e simplesmente encaixaram depois? Então, para evitar este tipo de erro estabeleça a simples meta: após a conclusão cada integrante é responsável pela correção da parte que outro realizou, desta forma há uma rotatividade de pontos de vista para que a linguagem não fique viciada.
4. Comuniquem-se: Muitas notas ruins por aí são consequência de falta de diálogo no grupo. Esteja atento às atividades de seus amigos e, se possível, realize o trabalho no mesmo lugar para que aconteça comunicação constante e alinhamento das etapas.
Acredite que assim você não vai virar a noite fazendo planilhas. Até a próxima!
MARIANA Peres
Estagiária de Atendimento na LB Comunica
pilhadinha, santista e viciada em super-heróis |