9.20.2016

5 dicas para seduzir os seus leitores


Para muitas pessoas, escrever é um sofrimento e os que mais penam na hora de mesclar letrinhas, formar frases e passar informações, normalmente, são de áreas operacionais e técnicas. Mas em nosso território criativo, inovador e comunicador, não tem chororô!! A escrita é uma das nossas mais fiéis escudeiras.
Elaborei 5 dicas para que esse momento “fumacinha saindo da cabeça” flua melhor:

1. Seja objetivo (a)
Um texto bom não tem “embromation”, não enche linguiça. Fale diretamente o que desejar, com informações claras. Não faça muitas citações, isso pode dar a entender que você não tem conteúdo a apresentar.

2. Leia seus textos em voz alta (esta eu aprendi com a minha chefinha Adriana Gordon)
Textos podem conter palavras repetidas ou cacófatos e rimas não intencionais. Quando lemos em voz alta, conseguimos ouvir os erros e corrigi-los. Dessa forma também podemos melhorar alguns pontos dele. Fica muito mais simples corrigir.

3. Exercite a pontuação e a acentuação
Um bom texto tem leitura fluida, e para isso a pontuação é crucial. Aprender a empregar a vírgula e os pontos ajuda muito na qualidade dos textos. A acentuação também é de suma importância. Muitas palavras da nossa língua têm sentidos diferentes com e sem acento, por isso, ATENÇÃO redobrada a esses detalhes!!

4. Escreva sobre coisas de que gosta
É muito mais divertido e leve exercitar a escrita com assuntos de que gostamos. Viagens, cotidiano, relações amorosas, bandas, séries... algo sem compromisso, depois você pode partir para temas mais difíceis, artigos científicos ou algo que não seja de seu domínio. Com bastante treino você escreverá cada vez melhor! Lembra como foi quando aprendeu a andar de bicicleta? E a nadar?

5. Leia muito
Isso é bem basicão, mas escrever é ler! A dica é infalível. Quem lê muito tem um bom vocabulário e aprende, sem perceber, as regras de gramática. Leia textos de diversos tipos, de revistas de entretenimento a livros técnicos, romances e clássicos da literatura.

Sucesso!!!

ADRIANA Pinheiro
Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica,
curte uma boa caminhada e vive acompanhada de seus sons e notas musicais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...