9.15.2016

Parabéns! Você foi contratado (a)!!


Um  dos pensamentos que sempre tive em mente é “aprender nunca é demais!” e isso é uma das coisas que ninguém pode tirar de mim. Sempre gostei de me instruir, procuro não me limitar ou me acomodar com o que já sei. Acredito que isso seja um ponto positivo, principalmente no ambiente profissional.

Quando ingressei no mercado de trabalho, foi na área administrativa – estágios da escola – mais tarde, migrei para a comercial, como vendedora de loja. E foi ali que percebi que tenho mais empatia com o administrativo! Fui admitida como extra de fim de ano e, quando acabou o mês de dezembro, o proprietário chamou todas as temporárias para passar um feedback, dispensar ou contratar. Fui uma das efetivadas, porém, para trabalhar no escritório da loja e, eventualmente, ajudar na frente do estabelecimento. Ele também teve a mesma percepção que eu, em relação a onde me encaixo melhor.

Depois que saí de lá, tinha orgulho ao falar nas entrevistas que havia começado como extra de fim de ano e que, aproximadamente, uma semana depois, estava atendendo no caixa – cargo de confiança – e após um mês, passei a trabalhar no escritório da loja. 
Poderia ter me contentado com ficar como vendedora? Sim, afinal de contas, esse era o meu cargo!

Ficava pensando e me questionando “quando sair dessa empresa e estiver numa entrevista, sentirei orgulho de falar que trabalhei durante cinco anos lá. E o conhecimento? É o mesmo de quando ingressei? Claro que não!”. Creio que, de repente, passarei a imagem de acomodada, de alguém que é apenas um número e não uma pessoa que fez a diferença. Não estou afirmando que quem não busca evoluir é errado ou acomodado, pois sei que há empresas que não dão a oportunidade que tive aos seus colaboradores. Sei que há funções mais operacionais e que existem pessoas que se sentem confortáveis em suas posições.

Se o seu caso for trabalhar em um local que não proporcione essa experiência e você é o tipo que busca evoluir, procure cursos, palestras, livros, workshops, que são boas ferramentas de multiplicação de sabedoria e dessa forma se manterá atualizado (a).
Citei a profissão de vendedora porque foi o meu caso, mas existem outras funções “mecânicas”.

Se você tiver esse tipo de oportunidade de aprender mais coisas, agarre-a!

Tenha sempre vontade de crescer! Claro, respeitando os colegas, as normas da firma e realizando o seu trabalho com excelência. Não seja o tipo de profissional que pensa “fui contratado para fazer isso e é apenas o que farei enquanto permanecer aqui”.
Questione-se: estou preparado (a) para o mercado de trabalho?
Lembre-se sempre: qualquer aprendizado, conhecimento e crescimento depende única e exclusivamente de você e não apenas da corporação em que trabalha.

Tenha orgulho de si!!!

LIVIA Medeiros
Administrativo/Financeiro
Formada em Gestão em Recursos Humanos e Gestão Financeira, só podia ter uma mania dessas: somar números das placas de carros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...