Eles estão aí desde que eu me entendo por gente na internet. Antes pareciam uma ferramenta de animação para os sites mais excêntricos. Ninguém nunca havia dado muita importância para eles. Mas, de repente, houve um boom e a internet já não sabe mais como viver sem eles. Deixando o mistério de lado, estou falando sobre os GIFs.
Confesso, sou um apaixonado inveterado por GIFs. Sempre fui fã. Gosto de GIFs desde que comecei a fazer parte dessa rede mundial de computadores, lá pela virada do milênio. É por isso que vejo, com enorme satisfação, que o nobre formato de imagem ganhe o coração de todos.
Além da diversão, os GIFs viraram uma ferramenta de comunicação nos tempos atuais. O formato tem a impressionante capacidade de informar e atrair novos seguidores. Justamente por isso, muitos sites têm incorporado a opção na hora de publicar uma notícia.
O GIF nos remete ao objetivo básico da comunicação, que é ser compreendido. Não importa se de forma elaborada ou sucinta, o propósito é fazer com que a mensagem seja entendida pelo público-alvo.
O formato de imagem animado também funciona em um cenário de conexões de internet limitadas. O GIF pode poupar o plano de dados de quem usa a web no celular. Ou seja, ele pode substituir um vídeo que demora para carregar. Por isso, as empresas também precisam pensar em GIFs nos seus processos de criação.
Depois de muita persistência, os GIFs atingiram um patamar de destaque na internet. Eles deixaram de ser ferramentas estranhas para ser mais um canal efetivo de comunicação.