5.04.2017

80 anos sem o poeta Noel Rosa!



Interpretado pelos maiores artistas da MPB e com mais de 250 composições, Noel Rosa se tornou um dos maiores nomes do ritmo mais “brazuca” de todos: o samba!

Você pode até não saber, mas, certamente, se já participou de alguma roda de samba dessas mais tradicionais, foi contagiado por seus versos e melodias incomparáveis.

Noel está presente até em nosso dia a dia. Afinal, quem nunca se perguntou “Com que roupa eu vou?”. As gerações mais novas talvez nem imaginem, mas essa pergunta originou um dos refrãos mais famosos de Noel.

Se você não o conhece, deve estar imaginando quantos anos são necessários se viver para compor mais de 250 obras. Bom, se você tiver o talento e a mesma paixão que Noel para compor, vai precisar de apenas oito. Isso mesmo, só oito anos!

Noel começou a compor em 1929 e em 1930 compôs o seu primeiro (e talvez maior) sucesso! “Com que roupa?” a mesma canção que citei acima. Foi após sua mãe esconder suas roupas para não permitir que saísse com os amigos que ele teve a inspiração para criar sua maior obra.

Não só de amigos vivia Noel, e nós devemos agradecer a isso imensamente, pois foi graças às suas desavenças e rivalidade com Wilson Batista que ele compôs algumas canções, como “Feitiço da Vila” e “Palpite Infeliz”, outros dois grandes sucessos do samba.

Como todo bom boêmio da época, Noel possuía vários amores, até que, em 1934, casou-se com uma moça jovem e da alta sociedade, chamada Lindaura.

Apesar do afeto e do carinho que sentia pela esposa, o poeta nunca conseguiu esquecer o seu grande amor Ceci, como chamava Juraci Correia de Araújo, sua amante de longa data que trabalhava em um dos bordeis da cidade. Foi para ela que ele compôs outro grande sucesso chamado “Dama do Cabaré”.

Algum tempo depois, devido ao ciúme doentio que sentia pela moça, o relacionamento chegou ao fim e Noel mergulhou em uma profunda depressão.

Nos anos seguintes, Noel travou uma batalha incansável contra a tuberculose, mudando-se para Belo Horizonte para tentar um tratamento diferente e se afastar das noites cariocas. Não teve jeito, o samba falava mais alto e, aos 26 anos, a vida cobrou o seu preço. Foi no bairro de Vila Isabel, sob o leito de sua cama, que Noel viveu seus últimos momentos. Sua esposa e sua mãe ficaram ao seu lado até o final.

Espero que tenham gostado de saber um pouco sobre esse artista que deixou um grande legado e uma legião de seguidores pelo Brasil.

Descanse em paz e continue olhando pelo samba de onde quer que você esteja.

RODRIGO C. Vieira
 Criação na LB Comunica
De bem com a vida e apaixonado por futebol e direção de arte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...