5.25.2017

Não entre em pânico – o Dia da Toalha!


Sim, meus caros leitores, o dia 25 de maio é mais que especial, pois nele se comemora o Dia da Toalha. Mas como assim Dia da Toalha? Vão todos sair de casa apenas enrolados em suas toalhas de banho?

Não entre em pânico, eu já explico! Essa data também tem outro nome: “O Dia Mundial do Orgulho Nerd”.

De uns anos para cá, a cultura nerd tem se alastrado pelo mundo, isso se deve ao sucesso estrondoso dos filmes de super-heróis.

Foi-se o tempo em que era uma vergonha ser taxado nerd, eu mesmo já tive um grande problema no passado em ser chamado assim.

Reza uma das lendas que a expressão NERD tem sido utilizada desde a segunda metade da década de 1950, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), para se referir a todo aluno estudioso e dedicado ao extremo, como sendo um estudante do tipo  “knurd”, o  inverso de “drunk”  (bêbado), satirizando a sobriedade excessiva desse tipo de colega.

Hoje em dia, na essência mais real da palavra, nerd reflete uma pessoa apaixonada por universos inteiros oriundos da ficção ou, até mesmo, da própria realidade.

Independente da mídia de origem – televisão, cinema, livros, quadrinhos e a própria internet – a paixão se estende a personagens, histórias, conexões, elementos que se conectam ao conhecimento. Entretanto, ainda há uma linha tênue que separa os nerds dos fãs convencionais.

Por ser amplamente conectado a diversos elementos, o nerd está no topo de todas as definições possíveis para os amantes dos cinemas, das séries de televisão, dos games, da tecnologia, da literatura e por aí vai. E ainda pode ser uma pessoa completamente inteligente que, muitas vezes, nem precisa se dedicar aos estudos para isso.

Mas onde a toalha entra nessa história toda? Esse dia faz alusão à grande obra de Douglas Adams, “O Guia do Mochileiros das Galáxias” -  que identifica a toalha como o utensílio imprescindível a todo mochileiro da galáxia, isso porque a toalha pode ser usada como agasalho, capa, cobertura (turbante), forro, escudo, arma, símbolo, etc. E o mais extraordinário é que pode ser usada também como toalha.

Se não percebeu a ironia ou não conseguiu compreender a profundidade da expressão “nada de pânico – eu trouxe minha toalha”, você não é um NERD de verdade. Por essa razão, estude atentamente o guia e tenha sempre o número 42 em mente.

Oficialmente, o Dia da Toalha surgiu em 2011, duas semanas depois do falecimento do escritor mencionado acima. E esse dia também foi escolhido por marcar a estreia de “Star Wars: Uma Nova Esperança”, exatamente no dia 25 de maio de 1977, certamente um grande marco para nós nerds, fãs da saga.


Agora que você já sabe o porquê de hoje ser o Dia da Toalha, pegue a sua, coloque na mochila e vamos para mais uma grande aventura espacial. FELIZ DIA DO ORGULHO NERD!

THIAGO Jardim
criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...