5.11.2017

BTL e ATL, que jobs são esses?



Quem trabalha com comunicação deve estar preparado para as siglas que todo mundo usa no meio, fora as que aprendemos na faculdade e os termos em inglês. Dentre jobs, deadlines, brandings, targets, budgets business e etc...
Você já deve ter ouvido falar de campanhas BTL e ATL e fica a dúvida: que jobs são esses, minha gente? São siglas bem mais simples do que imaginamos.

BTL é a sigla para Below The Line (abaixo da linha), que são ações publicitárias que usam a comunicação fora dos holofotes da mídia que podem ser: marketing de relacionamento, promoções, organização de estandes, eventos, concursos, cuponagens, marketing direto, entre outros, sempre visando um retorno rápido nas vendas. Geralmente, essas ações abrangem um público limitado, mas com as técnicas trarão o resultado esperado.

Já o ATL, que significa Above The Line (acima da linha), se caracteriza pelas estratégias de comunicação que utilizam os meios “tradicionais”, como: patrocínios, rádio, TV, cinema, jornal, outdoor, revista e mais: a internet, que, por mais que tenha seu caráter ilimitado, é sim considerada uma ação ATL.
Enfim, o nome parece complicar mais do que o esperado, e existem outras formas de denominar as mesmas ações mencionadas, mas é sempre bom saber o que é cada termo que nos cerca no dia a dia. ;)

CAMILA Louise
Atendimento na LB Comunica,
fã de Frank Underwood que respira conhecimentos gerais
.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...