3.17.2014

E quando o garoto-propaganda não faz propaganda?

Não é incomum no meio publicitário o uso de personalidades do entretenimento e esportes serem convidadas para estrelarem campanhas de uma determinada marca. Com isso, muitas vezes, as marcas passam a serem reconhecidas justamente por estarem atreladas àquelas pessoas públicas. Lembram-se do garoto Bombril? Ou de como a marca Apple estava totalmente atrelada à imagem de Steve Jobs, um dos fundadores da empresa?

Esta é uma relação de confiança entre empresa e indivíduo contratado, afinal a pessoa passa a ser um símbolo ambulante desta identidade corporativa e suas atitudes acabam refletindo na forma como os consumidores enxergam essa marca.

E é aí que surgem os problemas, pois muitas vezes essas “celebridades” nem sempre se comportam da melhor forma e a crise de imagem da empresa está feita. Separei alguns exemplos (muito épicos!) de como esses garotos-propaganda, às vezes, mais atrapalham do que ajudam.

Luciano Huck x TIM

O apresentador de televisão Luciano Huck é uma daquelas celebridades que conseguem manter a fama até na internet. Usuário assíduo das redes sociais mais populares, possui inúmeros seguidores. E ele também é o garoto-propaganda da operadora de celular TIM.

Em uma atitude impensada (só pode ter sido!) ele tentou agradar e agradecer os seus fãs do Facebook. Em um belo dia, ao alcançar a marca de 10.000.000 de curtidas em sua fan page, ele resolveu dar um print  da tela do seu celular e postar na internet mostrando a grande conquista. Porém, na tela aparece que a sua internet 3G é da Vivo! É, não está fácil para ninguém!



Justin Bieber x Adidas

Que o Justin Bieber cresceu e virou um garoto problema todos nós já sabemos, mas e quando esse ídolo teen é simplesmente patrocinado pela Adidas? Aí a coisa fica complicada!

Este ano, o ator de 19 anos foi preso por dirigir alcoolizado, acima da velocidade permitida e por ter consumido maconha e medicamentos controlados. Mas, mesmo assim, a Adidas continua firme e forte e publicou um comunicado dizendo que continuará a tê-lo como garoto-propaganda da marca. Veremos até quando!


Foto do Justin Bieber quando foi preso

Lance Armstrong x Nike

Uma das maiores polêmicas do mundo esportivo abalou diretamente a gigante dos artigos esportivos. Lance Armstrong, ciclista heptacampeão da Tour de France (Volta da França) foi acusado de doping e perdeu todos os seus títulos!

O atleta sempre foi sinônimo de superação, perseverança e ética a ser seguido pelos seus fãs e companheiros do esporte. E, por ter todas estas características, foi durante muitos anos garoto-propaganda da Nike.

Após o escândalo do doping, a Nike retirou o seu patrocínio e ainda deu a seguinte declaração de mágoa: "É com grande tristeza que encerramos nosso contrato com ele. A Nike não aprova de maneira nenhuma o uso de drogas ilegais para melhorar o desempenho".



CAMILA Borges
Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica, é Pottermaníaca,
aspirante a cinéfila e troca qualquer balada por um bom festival de rock

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...