7.11.2014

Mostra tua força Brasil

É o fim do sonho. E não esperávamos que seria tão catastrófico assim. O fatídico jogo entre Brasil e Alemanha ficará para a história e para sempre em nossas memórias. A goleada por 7 x 1, a evidente superioridade tática e técnica dos alemães deixou todo mundo de queixos caídos. A Copa das Copas não será mais a nossa Copa do Mundo, não será dessa vez que levantaremos o caneco em nosso território.

Mas não fiquemos desapontados. De uma coisa podemos nos vangloriar: a enorme criatividade do nosso povo. Quantos foram os vídeos postados, as paródias inventadas, produzias e publicados em pouquíssimas horas? A rapaziada é de fato muito rápida!


Daí eu me pergunto: alguns sites de notícias sobre comunicação e mercado publicitário divulgaram compilados e compilados dessas paródias. Mas afinal, parodiar uma trilha publicitária é bom ou ruim para uma marca?

A primeira vista nós podemos pensar que é péssimo, afinal de contas as pessoas estão fazendo um link entre a sua marca e o fracasso da seleção brasileira. Daí é bad. Mas por outro lado também não significa que a sua trilha é tão forte, tão boa que foi lembrada por todo mundo, até mesmo na hora da derrota?

E eu continuo pensando aqui: diversas dessas pessoas aparecem tocando seus violões nas paródias. Com certeza elas acessaram um site de cifras para aprender os acordes, certo? E, nesse meio tempo de aprendizagem, para casar a letra da paródia com a música original, certamente ela cantou a letra original. E, se ela cantou a letra original, fixou a trilha na sua cabeça! Ponto para a marca!

E ainda tem um povo por aí que dá risada e acha que, só por causa da eliminação, a campanha foi para o lixo. Pelo contrário! Essas paródias só endossam o quanto a campanha foi boa e quão grande foi o seu recall. E, só para finalizar, de nada afeta a marca a criação das paródias. Digo isso com absoluta certeza pois em nenhuma das letras há críticas às marcas, e sim única e exclusivamente à seleção brasileira.

Então o jeito é aproveitar a criatividade do brasileiro e dar umas risadas nesse fim de sexta-feira!

Esse produzido antes da derrota brasileira.

GUILHERME Azevedo
Assistente de Criação da LB Comunica,
violonista de 7 cordas, sambista e palmeirense

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...