7.18.2014

Tomorrowland – apaixonados espalhados por todo o globo

Aqui na agência todos colaboramos com as postagens que alimentam o nosso querido Lblog, como alguns de nossos leitores já devem ter “notado de leve”. E o tema é livre, desde que, obviamente, esteja relacionado com o ar que respiramos por aqui. Hora escrevemos com mais tranquilidade, hora escrevemos no meio de um tornado de jobs (como hoje, por exemplo). Sem ter reparado anteriormente sobre quais assuntos eu já escrevi, fui verificar os títulos dos meus textos. E vi que incrivelmente 80% ou mais dos meus textos falam exclusivamente a respeito de marcas, seja sobre aspectos técnicos ou inseridos em um ângulo um pouquinho diferente. Confesso que gosto mesmo desse assunto.



Nessa semana, mais precisamente no dia 14 (segunda-feira), foi divulgado o início da distribuição de ingressos gratuitos para assistir ao festival Tomorrowland no próximo dia 20 (domingo), em um telão no parque Cândido Portinari (anexo ao parque Villa Lobos, em São Paulo). Originalmente o evento acontece na Bélgica desde 2005 e é famoso por sua decoração, que envolve fogos de artifício, fontes de água e contos de fadas. Os ingressos se esgotaram em menos de duas horas. Apesar de não ter sido divulgada a quantidade de ingressos que havia nesse lote, sabemos que o local da transmissão tem capacidade para 10 mil pessoas.



 “– Legal, e daí?” E daí que vou falar novamente sobre marca =D.

O lance que está por detrás de tudo isso é a paixão, antes de tudo pela música eletrônica (falo porque eu sou um desses), mas o grande lance realmente é o engajamento pela marca do evento. Basta citar o nome do evento em qualquer parte do mundo que, mesmo sem ter ido a alguma edição, quem conhece o evento já sente um frio na barriga. E essa sensação é proporcionada pela experiência vivenciada (mesmo que em vídeos). Em comunicação e marketing, chamamos de “experiência do consumidor”. O som, as luzes, o cenário, a diversidade de pessoas, a alegria, tudo planejado de forma única a fim de proporcionar uma descoberta única que jamais sairá da memória de quem pôde experimentar. Afinal, uma grande experiência cria e atende às expectativas, refletindo a identidade do consumidor. E não se esqueça que o evento é produzido por uma empresa e que como qualquer outra tem objetivo único: faturar.



Por mais que pareça uma missão impossível, se conhecermos a rotina do público-chave que estamos interessado, essa tarefa fica muito mais fácil de ser concluída. Por isso, eu disse que mesmo aquele que viu por vídeo alguma das edições do evento pode sentir o que ali foi vivenciado, pois é algo que já faz, de certa forma, parte do que ele conhece, daí ele se identifica e se apaixona.

A diferenciação é premissa básica para que sua empresa se destaque entre a concorrência. Você deve oferecer algo que os outros não possam, seja emocional ou racional. Lembre-se que para cada produto, há uma relevância sobre qual experiência deve-se proporcionar: olfativa, visual, sensitiva, auditiva, emotiva... E se conseguir provocar muitos sentidos, tenha a certeza de que melhor será o resultado, mas antes alinhe com sua estratégia de comunicação nos mínimos detalhes.

Bom, para quem conseguiu algum ingresso, bom evento. E se você, por acaso, desistir de ir “tô” por aqui haha.

PAULO Matos Jr
Coordenador de criação na LB Comunica,
rato de academia e baladeiro de plantão

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