8.04.2015

4 dicas para quem quer se tornar um ilustrador!


“Desenhar é um dom, para poucos” é uma frase ouvida com frequência. Você ouve mais ainda se é desenhista e está mostrando sua pasta às pessoas, que ficam deslumbradas com o seu trabalho e soltam a pérola. Com certeza, quem fala isso não sabe da metade do processo que o ilustrador passa até chegar àqueles traços.

É preciso trabalhar duro para aperfeiçoar técnicas e melhorar os desenhos.

A ilustração está presente em quase tudo, principalmente no mercado publicitário. É uma área em expansão, com muitos admiradores e interessados. Pensando nisso, fiz 4 valiosas dicas para quem quer aprender ou melhorar seus desenhos:


1. Estude

Primordial! Todo bom desenhista está sempre estudando poses, traços, musculatura, textura, luz, sombras. Antes de iniciar um desenho, procure referências em livros, revistas e vídeos no youtube com tutoriais ensinando técnicas diferentes. É sempre bom ver como cada grande profissional trabalha, observe o modo como ele desenha e absorva.

Cursos sempre são uma boa pedida! Mangá, desenhos artísticos, cartoon... exigem muita paciência. Faça cada processo de uma vez. NUNCA deixe de estudar.

2. Pratique

Quando um jogador de futebol não treina e vai ao jogo no final de semana, não rende, erra passes e cansa com facilidade. O mesmo vale para quem desenha, a prática só ajuda.

Praticar não é fazer uma Monalisa todos os dias, os desenhos podem ser simples ou rabiscos. Desenhe círculos, retas em várias direções, ondas... assim, sua mão vai ficando mais firme.

Copiar desenhos é uma ótima prática, percebo que muitas pessoas têm preconceito quanto a isso, mas a verdade é que essa técnica é trabalhosa e ajuda (e muito) a melhorar nossos traços e a atenção.

(foto)

3. Seja um bom observador 

O mundo ao seu redor e os seus olhos são grandes aliados! Repare em como a luz atravessa a janela e aterrissa na mesa da sala. Note cada expressão das pessoas, veja as texturas dos troncos das árvores e as cores das plantas.

Quando desenhamos, sempre tentamos reproduzir alguma coisa, não importa qual estilo seja, do artístico ao estilizado.

Observando viramos mais assertivos ao transformar o mundo em traços.


4. Desenhe, mas desenhe muito! 

A habilidade com desenho é como se fosse um músculo do nosso corpo - se não usado, atrofia! Tenha sempre um banco de referências, paisagens, poses e estruturas, servem até aqueles  catálogos de loja de moda, que podem virar uma mina de ouro.

Seguindo essas dicas você, com toda certeza, conseguirá desenhar. Tem gente que acha que desenho é apenas dom e paciência. Ilustrar requer bastante trabalho, estudo, treino, equilíbrio, calma... e muita PAIXÃO!

Até a próxima.



THIAGO Jardim
Assistente de criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...