Resolvi focar no e-mail, esse importante canal que diz muito do seu perfil e deve ganhar atenção especial para conseguirmos transmitir exatamente o que desejamos.
Se o profissional não tomar os devidos cuidados, um e-mail pode denegrir sua imagem perante ao mercado. Em contrapartida, se a mensagem é bem escrita, uma ideia boa poderá ser construída, resultando em benefícios para empregado/empregador.
Seguem algumas dicas para um e-mail de sucesso:
1 – Documento: tente tomar todo cuidado necessário, escrevendo de forma clara, objetiva e concisa.
2 – Respeito: leia e releia antes de enviá-lo. Escrever palavras em caixa alta pode soar como falta de educação. Se quer enfatizar algo, coloque em negrito ou sublinhe.
3 – Saudações: inicie e finalize seu e-mail com saudações como “Prezados” e “Atenciosamente”. As palavras “Olá”, “Abraços” e “Beijos” são destinadas a interlocutores cuja proximidade é maior.
4 – Objetivo: o intuito da mensagem precisa estar claro no documento. Caso tenha solicitado algo via e-mail, sinalize “Aguardo seu retorno”. Se tiver oferecido algo, coloque-se à disposição para esclarecimentos, no fim da mensagem.
5 – Concisão: menos é mais. Claro que não é para enviar um e-mail com 140 caracteres (estilo Twitter). Mas e-mails muito longos não se tornam atrativos para os receptores. Escrever em tópicos pode auxiliar na hora de organizar as ideias.
Ganhe assertividade na sua comunicação. Bom trabalho!
| FELIPE Sandre Atendimento e Planejamento na LB Comunica, peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover |






