8.13.2015

5 dicas para segurar o frio na barriga e arrasar na apresentação


Mesmo com um tempo relevante de experiência em oratória, o nervosismo antes de apresentações é constante diante de tantos olhares e a expectativa de um público. Algumas pessoas sentem mais dificuldade de expressar-se neste tipo de situação, o que pode levar a plateia a se desinteressar por um assunto que, essencialmente, pode ser muito relevante, por conta da falha na comunicação do conteúdo. Então, em vez de preencher seu discurso com “ééé...” no meio de cada frase considere estas dicas:

1. Ensaie antes:  Peça a algum (a) amigo (a) para que escute primeiramente seu discurso e o faça como estivesse, de fato, apresentando para o público final. Ao final, pergunte o que ele (a) acha que precisa ser melhorado e desenvolva a ideia.

2. Segurança na fala:  segurança passa credibilidade, portanto esteja certo das informações que dirá quanto às fontes, autores e veracidade do conteúdo no caso de perguntas ou dúvidas do público ou da banca. Também faça pausas entre os tópicos para não massificar o assunto.



3. Postura: procure permanecer reto (a) e manter contato visual durante a apresentação, para que garanta a atenção e o engajamento com a plateia.

4. Piadinhas in time: para ilustrar sua pauta, exemplifique os pontos que deseja ressaltar com exemplos cotidianos descontraídos e que tragam leveza à apresentação e causem identificação com o público, mas sem perder o foco.

5. Ilustração:  seu PPT não tem que ser tão sério, não tenha medo de montá-lo com riqueza de imagens ilustrativas e prendam atenção do público e ajudem a compreender e assimilar melhor o conteúdo. Ressalte os pontos-chaves do texto que causem curiosidade para discussão.

Então respire fundo e vá com calma sem perder o entusiasmo e boa sorte!









MARIANA Peres
Estagiária de Atendimento na LB Comunica
pilhadinha, santista e viciada em super-heróis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...