6.09.2016

Combatendo o Monstro do Bloqueio Criativo


O bloqueio criativo é, sem dúvida, o maior inimigo pra quem trabalha com quaisquer tipo de criação. Você precisa criar aquele texto, criar um layout, vídeo e etc, mas nada sai da cabeça, você força e, quanto mais se esforça, menos ideias aparecem. Você olha o prazo, olha as horas, bate aquele desespero e seu cérebro parece que simplesmente desliga. Mantenha a calma, caro criativo, existem maneiras de conseguir essa chave que desbloqueia nosso processo criativo.

Antes de mais nada, precisamos saber o porquê de estarmos com esse apagão. Eis alguns motivos possíveis e mais comuns:
•Estresse;

•Excesso de preocupação – principalmente a financeira;

•Ambiente – aquele em que você está tentando exercer o trabalho criativo pode não ser propício;

•Desconforto fisiológico – sono, fome, má alimentação, saúde debilitada, baixo nível de energia, estômago cheio, ou qualquer tipo de dor;

•Falta de direção – você não sabe o que quer fazer nem o objetivo do que você quer fazer;

Entendendo o maior motivo de seu bloqueio criativo, hora de combatê-lo e buscar inspiração. Obviamente que cada um tem o seu jeito de se inspirar, mas seguem algumas alternativas para despertar seu lado criativo.


Ouça música

A música é uma grande companheira. Estudos provam que ela pode ativar partes do cérebro relacionadas a motivação, emoção e excitação, o que também ajuda a liberar o processo criativo. Às vezes é bom procurar músicas e bandas novas e diferentes e mudar o nosso cardápio musical. Isso pode servir de grande estímulo.

Meditação (dê um tempo)

Não é pra sentar no chão, cruzar as pernas, não. Você pode simplesmente ir para outro local, sentar em um sofá, dar uma volta do lado de fora e pensar. Tente sempre conversar com seu eu e tentar ao máximo deixar todos os problemas e estresses de lado. Dê um tempo pra você.
Assista a vídeos

O youtube hoje possui uma gama gigantesca de vídeos sobre tudo que você possa imaginar, com diversos tipos de assuntos. Pesquise um assunto que te inspire. Às vezes, ver um vídeo de comédia já pode ajudar muito, uma vez que rir nos deixa mais leves e relaxados, abrindo mais a mente. Busque assuntos de seu interesse. Quer ver um vídeo de biologia? Um sobre superação? Speed art? Não importa, desde que você consiga o desbloqueio.

Vá conversar

Simplesmente procure alguém e converse, troque ideias,  desabafe, ouça o que a outra pessoa tem a dizer. Se preferir, pode até comentar com a pessoa que está com bloqueio criativo,  converse sobre isso ou simplesmente fale sobre os melhores tipos de café, pois a conversa é um bom caminho para ter inspirações e desbloquear a criatividade.

Leia

Ler sempre é bom e maravilhoso. Pegue livros, revistas, quadrinhos, busque artigos no google. Não importe o seu gosto de leitura, apenas leia. Além de fazer bem para o cérebro, desenvolve e libera o processo criativo!
 
Escreva, desenhe rabisque

Pegue um pedaço de papel, um lápis ou caneta e comece. Escreva frases ou simplesmente palavras que venham à mente, analise o que escreveu e veja se tem algo útil escondido.

Desenhar também é um ótimo exercício, eu mesmo o faço sempre e recomendo. Comece rabiscando qualquer coisa e tente tirar um desenho dela. Se não gosto daquele, começo outro e por aí vai. O lápis e o papel ajudam a estimular seu lado criativo e daí, quem sabe, o branco vai embora.

Não faça nada

Como diz aquela expressão no futebol: “Tem dia que a bola não quer entrar”. Pois é, tem dias que realmente não irá rolar, você tenta e tenta e nada acontece. Se o prazo permitir, deixe de lado, largue tudo e faça outra coisa, liberte sua mente e não faça nada, não se crucifique.  Muitas vezes eu mesmo não consegui produzir nada em um dia, larguei tudo e, no dia seguinte, choveram ideias e consegui terminar o job com sucesso.

Existem diversos outros tipos de maneiras de libertar o processo criativo. Busque aquele que se encaixe melhor a você, seja um desses que listei ou não, o que importa é conseguir espantar esse fantasma que sempre nos assombra.

THIAGO Jardim
Assistente de criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...